PF: remédio é certeza, fubá é dúvida
19/06/2012 17:06
Em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, o delegado da Polícia Federal em Campos, Paulo Cassiano Júnior, confirmou que os remédios encontrados num almoxarifado da Prefeitura em São João da Barra foram recolhidos para análise e realmente estão vencidos.
 
Sobre a apreensão de fubá vencido num depósito da Prefeitura de Campos, o delegado disse não saber se foi instaurado inquérito. “Ouvimos a secretária de Saúde do município (Fabiana de Mello Catalani Rosa). Ela explicou que os remédios foram recolhidos em postos de saúde e seriam trocados junto aos laboratórios por novas unidades.
 
Consideramos isso estranho, não imaginamos que o laboratório receba remédios vencidos e troque. Mas, por enquanto, estamos iniciando a investigação e pouca coisa pode ser afirmada. Vamos enviar um ofício para a Prefeitura de São João da Barra para que nos mandem uma cópia do processo licitatório para apurarmos se esses medicamentos foram mesmo comprados com verba do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse Paulo Cassiano, que, falou sobre o caso semelhante que aconteceu num depósito da Prefeitura de Campos, que foi flagrado com quase duas toneladas de fubá vencido.
— Quando essa operação foi realizada eu estava viajando, mas vou checar se foi aberto inquérito ou não — afirmou.

Ainda sobre os remédios, o delegado disse que irá investigar, através de documentos, se as unidades estavam sendo compradas em número maior do que o necessário, consequentemente, perecendo nos depósitos. Sobre o almoxarifado onde aconteceu a apreensão – e permanece lacrado –, Paulo Cassiano disse que a responsabilidade agora cabe ao órgão sanitário. A denúncia dos remédios vencidos partiu da oposição em São João da Barra, liderada pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR), e o caso gerou embate político entre os grupos políticos do município. Ainda na terça-feira, a prefeita Carla Machado (PMDB) criou uma Comissão Especial de Saúde  que, junto com a Polícia Federal, fez a vistoria no almoxarifado. Segundo a prefeita, o objetivo era esclarecer os fatos necessários, bem como colocar as dependências do referido almoxarifado e de toda as unidades de Saúde à disposição das autoridades competentes para que se proceda vistorias necessárias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS