Corpo da promotora de eventos Chana Carla é sepultado em São Bento
02/12/2023 12:47 - Atualizado em 03/12/2023 15:49
 
O corpo da promotora de eventos Chana Carla Siqueira, pioneira do movimento LGBTQIAPN+ em Campos, foi sepultado no final da manhã deste domingo (3), no cemitério São Bento. Chana morreu no sábado (2) e a causa da morte não foi divulgada. Muitos amigos lamentaram a morte de Chana, inclusive, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi; município em que ela atuava na área de Saúde.

Nas redes sociais, o carnavalesco Xuxa Caetano falou sobre a amizade com Chana e sobre o quanto ela continuará viva dentro dele. “Amiga Chana Carla... Seu sorriso continuará brilhando, sua voz permanecerá sussurrando, seu exemplo não será esquecido e sua bondade será sempre recordada por todas as pessoas que tiveram a sorte de conhecer você, amiga querida. Enquanto eu viver, você também viverá, outrora ao meu lado, agora no coração, o vazio da sua ausência será gigante, mas nunca maior que a linda amizade que nos uniu e continuará unindo por toda eternidade. Vá em paz, amiga... E que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos”, desabafou.

Outro amigo, o vereador de São João da Barra Julinho Peixoto também mostrou sua consideração por Chana e a tristeza que é perder alguém que gosta. “Chega sempre o momento de dizermos adeus às pessoas que mais gostamos, mas, na verdade, nunca estamos preparados para vermos a morte roubá-las de nós. Sentimento é de profunda dor e um vazio no coração. Sentiremos muito a sua falta, sua presença em nossas vidas era uma alegria imensa. Descanse em paz, amiga! Meus sinceros sentimentos a toda família e amigos da nossa eterna e querida Chana Carla Siqueira, que Deus a conceda em um ótimo lugar!”, disse.

O coletivo Frente LGBTQIAPN+, que abrange o Norte Fluminense, emitiu uma nota de pesar nas redes sociais, relembrando da história de Chana Carla no movimento da comunidade. "É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de Chana Carla ocorrido em 02/12/2023. Uma referência do ativismo da população LGBTQIAPNB+ em Campos dos Goytacazes e região, Chana Carla teve a coragem de ocupar espaços políticos e sociais, que historicamente inviabilizaramas existências de travestis e transsexuais. Denunciou uma série de violências contra pessoas travestis e transsexuais e a hipocrisia da sociedade, sempre com muita vitalidade e firmeza. Chana Carla participou da Frente LGBTQIAPNB+ do Norte Fluminense, compartilhando diversas memórias. No período em que as travestis eram presas de forma aleatória, apenas por trabalhar nas ruas, Chana Carla por muitas vezes resistiu às abordagens policiais e denunciava a violência vivida, Chana Carla foi ativista, política, produtora de eventos, trabalhadora sexual e assessora parlamentar. Dizia que amava a polftica, e sua voz será lembrada com saudosismo e como grande fonte de inspiração", diz a nota. (I.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS