Ponta Grossa dos Fidalgos ainda sob efeito das cheias na Lagoa Feia
Dora Paula Paes 22/12/2022 18:15 - Atualizado em 22/12/2022 18:36
 
Divulgação
O superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Campos, Leonardo Barreto, está nesta tarde de quinta-feira (22) vistoriando localidades na Baixada Campista para levantar a situação na área em decorrência das chuvas dos últimos dias. Já a Defesa Civil Municipal informou nesta tarde, que esteve na localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos. Na quarta-feira (21), casas da localidade foram inundadas e as primeiras informações davam conta do rompimento de um dique, o que a partir da avaliação técnica não se confirmou. A força da água da lagoa acabou passando por cima do dique. 
Apesar da Defesa Civil confirmar que casas foram invadidas por marolas (pequenas ondas) da Lagoa Feia, em Ponta Grossa, o número de residências afetadas e se há desabrigados ou desalojados não foi informado.
Em nota, a Defesa Civil explicou que o grande volume de água na Lagoa Feia, que está cheia, criou marolas que tomou a área de algumas residências. “Uma equipe da pasta esteve na localidade e constatou que o extravasamento da água foi devido aos ventos fortes na Lagoa Feia, que está cheia, deixou ruas e casas com água da lagoa na localidade”, diz trecho da nota.
Segundo a Defesa Civil, produtores rurais usaram sacos de areia para conter a água das marolas  que molhavam a área da lagoa. “A equipe da Defesa Civil conversou com alguns moradores, como o dono do pesque-pague, senhor Amaro, e constatou que algumas famílias deixaram suas casas. A pasta informa que não recebeu solicitação de apoio de moradores da localidade. A Secretaria de Defesa Civil orienta que a população solicite apoio, quando em risco, pelo telefone 22 98175.2512”, informa.
— Estamos monitorando e temos dados em tempo real, tanto do nível das lagoas, como dos canais e situação dos diques. Embora a Lagoa Feia esteja acima da normalidade, ela está relativamente sob controle. No caso dos diques estamos orientando os produtores rurais para que façam as devidas manutenções. Estamos disponibilizando maquinários e técnicos para as ações — destaca o superintendente do Inea.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS