Hospital São José ganha equipe para notificação de acidentes do trabalho
21/08/2022 13:29 - Atualizado em 21/08/2022 14:06
Hospital São José
Hospital São José / Divulgação - Secom Campos
Uma equipe do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST) passou a atuar dentro do Hospital São José, em Goitacazes, na captação de dados referentes a acidentes de trabalho.
O programa, segundo a assessora chefe em Saúde do Trabalhador, Lívia Wagner, vem trabalhando para que os acidentes sejam identificados e notificados, assim como as doenças ocupacionais e as do trabalho, como recomendado pelo ministério da Saúde.
— Ampliamos nossa área de atuação, pois já contávamos com uma equipe dentro do Hospital Ferreira Machado (HFM), que nos informa quando algum profissional dá entrada na unidade vítima de acidente de trabalho, que é aquele que ocorre no exercício da atividade profissional a serviço da empresa ou no deslocamento da residência para o trabalho e vice-versa — explicou.
Entre os meses de janeiro e agosto deste ano (até o dia 15), o programa recebeu 2.310 notificações de acidentes de trabalho, sendo 96 de natureza grave. As principais vítimas foram pedreiro, soldador, serralheiro, motociclista, servente de obras e vigilante.
Lívia explica que existe diferença entre as doenças do trabalho e as ocupacionais. “A doença do trabalho ocorre em razão da inadequação do local de trabalho para a atividade ou pela insuficiência de proteção oferecida ao trabalhador. Já a ocupacional se desenvolve devido à atividade praticada, ou seja, é o tipo de trabalho executado que produz a doença”, acrescentou. Exemplos de doenças do trabalho: surdez temporária ou definitiva; dor de cabeça; hipertensão, Covid-19, entre outras. Doenças ocupacionais: Lesão por Esforço Repetitivo (LER); algumas neoplasias; algumas doenças pulmonares; depressão, entre outras.
De acordo com Lívia, a equipe do Past, a convite de empresas do município, tem ministrado palestras em eventos como o da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). “Firmamos parceria também com as secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e de Administração e Recursos Humanos para a implantação de um programa voltado ao desenvolvimento psicossocial de gestores educacionais da rede municipal de ensino. O programa vai capacitar os diretores de escolas e creches no sentido de performance dos líderes. O treinamento começa na próxima terça-feira (23)”, acrescentou ela.
Ligado à Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, constituindo assim a Vigilância em Saúde do Trabalhador, o Past foi instituído por meio de uma lei municipal no ano de 1997. Sua sede, assim como a do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão de referência estadual para os municípios da Região Norte Fluminense, fica na Rua 1º de Maio, 39, no Centro.
Fonte: Prefeitura de Campos

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