Dia D de Vacinação contra a Pólio e Multivacinação aplicou mais de 6 mil doses em Campos
21/08/2022 13:54 - Atualizado em 21/08/2022 14:01
Vacinação infantil
Vacinação infantil / Divulgação - Secom Campos
O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, para menores de 5 anos, e de Multivacinação para atualização da caderneta de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos, foi um sucesso em Campos, segundo a secretaria municipal de Saúde. Em cinco horas, foram aplicadas 1.636 doses de vacinas contra a Poliomielite e outras 4.961 doses de imunizantes do calendário de rotina. Apesar do resultado da campanha, a secretaria municipal de Saúde reforça que o índice de imunização continua baixo.
A ação aconteceu nesse sábado (20) em 23 polos, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Unidades Pré-hospitalares (UPHs) e Centros de Referência. As campanhas foram abertas em 8 de agosto e seguem até o dia 9 de setembro. Em Campos, a expectativa é de atingir até 95% do público-alvo contra a Pólio, aproximadamente 35 mil crianças.
Apesar do sucesso, o assessor técnico de imunização da secretaria municipal de Saúde, Leonardo Cordeiro, reforça que o índice de vacinação ainda está abaixo da meta estabelecida pelo ministério da Saúde. “O balanço de ontem (sábado) foi bem positivo. Em todos os postos a adesão foi muito boa, com uma média de 230 aplicações em cada um. Mas, a gente ressalta que a cobertura ainda continua baixa. Atualmente, nós estamos com quase 3 mil doses de Pólio aplicadas, sendo que a meta é de vacinar em torno de 35 mil crianças. Por isso, é importante que os pais levem os filhos para se vacinarem, a fim de evitar que essas doenças, antes erradicadas, voltem a contaminar nossas crianças”.
Das doenças que acabaram ressurgindo, Leonardo Cordeiro deu exemplo do sarampo, cujos casos apareceram no estado do Rio de Janeiro em 2018, devido à baixa cobertura vacinal, e até hoje é dada uma dose de vacina extra aos seis meses de idade e ampliação da faixa etária, que passou de 49 para 59 anos. “A caderneta de vacinação deve ser mantida em dia, fazendo sempre a verificação, junto aos postos de saúde, para saber se não está faltando algum imunizante”, orienta.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS