O programa Rio Milho — uma parceria entre a Prefeitura de Quissamã e o Governo do Estado do Rio — iniciou mais uma etapa na manhã desta quarta-feira (9). O vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, e técnicos da Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ) acompanharam o início da primeira colheita de cinco hectares do Horto Municipal. O material será analisado pela Pesagro nos próximos dias. Quissamã é o município que está recebendo o projeto-piloto do Rio Milho, desenvolvido desde o ano passado na região.
— O projeto está trazendo novas variedades de plantio do milho, além de tecnologia moderna. Isso é muito importante, pois oferece condições mais qualificadas para os produtores rurais. Temos infraestrutura, além de equipamentos, como a patrulha mecanizada, e essa importante parceria com o Governo do Estado, por meio da Pesagro. Vamos fortalecer cada vez mais o trabalho do homem do campo — disse Marcelo Batista.
O projeto piloto do Rio Milho em Quissamã teve a sua plantação realizada em outubro de 2021, em propriedades e no Horto Municipal Hermes de Souza. No Horto, estão sendo colhidas as variedades IPR 164, BRS Caimbé e AL Bandeirante. Em uma propriedade, já foi colhida a variedade Cativerde, recomendada para milho verde, que neste momento está na fase de tubulação.
— No Horto, neste projeto piloto, estamos testando três variedades de milho para grão. Hoje, nesta fase, estamos iniciando a colheita dos tratamentos utilizados para trazer os resultados para o produtor fazer a melhor escolha para o plantio e também para o tratamento mais adequado. Por ser um projeto piloto, com os resultados, vamos levar o projeto para outros municípios — disse a pesquisadora da Pesagro responsável pelo Rio Milho, Lúcia Valentini.