Há quase um mês, uma casa à esquina das ruas Pedro Marins e Engenheiro Franco Amaral voltou a ser o centro das atenções de pessoas que passam pelo Flamboyant, em Campos. Situado em frente à praça do bairro, o imóvel da contabilista Angela Trindade tradicionalmente tem seus dois andares e o jardim decorados com muitas luzes e objetos ligados ao Natal. Já é assim há 26 anos, de forma que muitos campistas aguardam a chegada do período natalino para tirar fotos no local.
— Este ano atrasou um pouco, até por conta das chuvas. Eu montei na primeira semana de dezembro. Mas, normalmente inauguro do dia 20 de novembro em diante — explica Angela. — Realmente, já virou uma tradição. O pessoal cobra. Quando chega perto, já ficam me cobrando se não vou fazer. Aqui virou um ponto turístico (risos). É engraçado e me deixa muito feliz. Já são 26 anos fazendo a decoração. O objetivo sempre foi representar luz, que para mim simboliza a vida de (Jesus) Cristo — complementa.
Personagem central do Natal e da decoração, o Menino Jesus está lá representado, ao centro de um iluminado presépio de frente para o portão principal da casa, junto a José, Maria e os Três Reis Magos. Luz, aliás, é o que não falta. São muitos os pisca-piscas, montados em forma de cascatas, sinos, renas, estrelas e até mesmo formando a expressão “Boas Festas”. Árvores e bonecos do Papai Noel em diferentes tamanhos complementam a decoração.
— Infelizmente, quase não consigo aproveitar o material, porque estraga muita coisa de um ano para o outro. Geralmente, tenho que comprar de novo — explica a realizadora.
Porém, o gasto é retribuído com a expressão de encantamento das pessoas que passam pelo local. Há muitos campistas, hoje adolescentes e adultos, que cresceram imaginando ser dali que o Papai Noel sai todos os anos para distribuir presentes pela cidade.
— Fico muito feliz ao ver que isso leva também felicidades às pessoas, que vêm, gostam de ver. Tem pessoas que ficam tão fascinadas, que penso ser mesmo a luz de Deus que vem abençoar a todos. Com tudo o que já passamos de pandemia, acho que isso traz um pouco de alegria às pessoas, especialmente às crianças, que ficam alegres por ver o Papai Noel, acham que aqui realmente é a casa do Papai Noel. Essa felicidade traz prazer e alegria — finaliza Angela Trindade.
Celebrações — Entre as muitas missas celebradas no município para marcar o Natal, duas serão ministradas pelo bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, na Catedral do Santíssimo Salvador. Neste sábado (24), há missa com Dom Roberto marcada para as 19h, enquanto a do domingo será a partir das 10h.
— Jesus é o Deus Menino, que ama a vida e tem o prazer de salvar. O Papa Francisco citou, na Fratelli tutti, que a vida é a arte do encontro. E o Natal é o encontro dos encontros, o encontro mais importante que temos como o Deus Conosco. Esse encontro é fonte da maior alegria: uma alegria que não passa, que gera em nós um coração cheio de luz, esperança e paz — prega Dom Roberto.
Cancelamentos — Devido às fortes chuvas que atingiram Campos no início da semana, foram canceladas pela Prefeitura as Cantatas Natalinas que seriam realizadas até essa sexta-feira (23) em frente ao Museu Histórico.