Subordina
Ronaldo Junior 04/02/2023 14:00 - Atualizado em 04/02/2023 22:26
Arte: Ronaldo Lobão sobre aquarela ENTITY_quot_ENTITYOs calceteirosENTITY_quot_ENTITY, de Debret
Colônia. A relação de dependência que se estabelece vai para além dos meros tratados e leis, alcançando as gentes os jeitos as falas os sentires. Este texto, em português, é produto de um cruento processo de apagamento por imposição. Apagamento pelo brutal gesto de ser dependente no âmago a ponto de pedir permissão para ser e não ser enquanto existe um imperador além-mar para ditar o que é brasil. Estas palavras – gramática colonialista a colocar o pronome posposto – partem da fissura encravada na carne originária, do inculcamento da crença forçada em um deus que domina antes de amar. Do acaso mais nefasto, as mãos que dominaram a máquina do mundo resolveram também dominar o certo pelo errado, o sagrado qual profano, as vivências por realidades. Mas em nada o globo limado por deus pôde conter o engenho humano extenso e expresso a corromper a máquina do mundo em sua veloz e interesseira dominância. Daí esta língua esta gente este constante lidar com o mundo sob a megalômana mania de ser dono de tudo. No falso status de um reino que concentrava a riqueza na pequena dobra da península e devastava as terras todas que fazia de quintal. O superador das léguas marítimas - herói camoniano – se veste, antes, em seu panteão de dominador para ser do colonizado o próprio gigante Adamastor. Do fundo do oceano para a terra firme, é o colono o monstro insuperável a rondar sobre a terra dita descoberta – mundo só havia se pisado pelas diminutas pernas do gigante europeu. Independentes apesar de subalternos, escravos apesar de soberanos, nascidos apesar de inconstituídos: brasil apesar de ainda não.
 
*Texto integrante do livro digital "Prosas descolonizadas", que pode ser lido gratuitamente aqui. Conheça a coleção "História poética" aqui.
**Ronaldo Junior tem 26 anos, é carioca, licenciando em Letras pelo IFF Campos Centro e escritor membro da Academia Campista de Letras. www.ronaldojuniorescritor.com
Escreve aos sábados no blog Extravio.
_______________________________________________________________________________
Registro meu agradecimento ao jornalista Matheus Berriel pela matéria publicada na Folha da Manhã no dia 01 de fevereiro de 2023 sobre a coleção "História poética". Acesse o texto aqui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Ronaldo Junior

    [email protected]

    Professor e membro da Academia Campista de Letras. Neste blog: Entre as ideias que se extraviam pelos dias, as palavras são um retrato do cotidiano.