Como viver sem clichês
Ronaldo Junior - Atualizado em 18/06/2022 14:59
Fonte: Pixabay.
Determinados padrões sempre se repetem. Há nuances, estruturas, minúcias, que, invariavelmente, voltam à cena porque temos uma tendência ao mimetismo.

A vida – essa rotina cíclica dividida por pausas pontuais com tempo marcado – é um clichê por si só. Sendo que a clicherização não passa de uma ênfase dada a algo incrivelmente idiota ou mesmo a algo curiosamente relevante, que, por isso, se repete.

Mas tem sempre um sujeito que, ao comentar um filme ou uma obra de arte, vai dizer, envolvido em sua empáfia: achei muito clichê – o que, convenhamos, é um comentário bem clichê.

E é por isso que, apesar de me esforçar, não entendo o que essas pessoas têm contra o clichê. Talvez seja um desejo insaciável de serem surpreendidas, o que, por si, já acaba com qualquer surpresa. Ou mesmo uma necessidade de ver coisas completamente originais que, mal sabem, são paráfrases bem feitas de algo batido há muito tempo.

A dica, de pronto, para viver sem clichês é parar de dar atenção ao mundo ao redor. Penso que o mundo é uma eterna – e cíclica – novidade aos desatentos, que sempre perdem um detalhe e podem ser pegos de súbito por uma nuance óbvia que passou enquanto se mexe no celular.

Por outro lado, a repetição das mesmas coisas pode ter uma utilidade nostálgica de retomar certo sentimento que ilustrou deliciosamente uma parte da vida. Por isso, repetir – e valorizar o clichê – tem o seu valor para reviver com novos significados.

Aos extremamente atentos e presunçosos por isso, vale sempre ponderar: talvez o clichê que você critica seja sua própria vida passando regular e serena enquanto você exige novidades da ficção.


*Esta crônica faz parte da série “Manual de desutilidades”, que tem como finalidade trazer reflexões críticas sobre questões cotidianas, brincando com o pragmatismo dos manuais de instruções – mas sem a pretensão de instruir ninguém.
**Ronaldo Junior tem 26 anos, é carioca, licenciando em Letras pelo IFF Campos Centro e escritor membro da Academia Campista de Letras. www.ronaldojuniorescritor.com
Escreve aos sábados no blog Extravio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Ronaldo Junior

    [email protected]

    Professor e membro da Academia Campista de Letras. Neste blog: Entre as ideias que se extraviam pelos dias, as palavras são um retrato do cotidiano.