Carnaval fora de época de Campos será nos dias 21 e 22/04, na XV de Novembro
Matheus Berriel 24/03/2023 18:08 - Atualizado em 24/03/2023 18:09
Desfile da Ururau da Lapa na XV de Novembro em 2015
Desfile da Ururau da Lapa na XV de Novembro em 2015 / Foto: Rodrigo Silveira/Arquivo
Quinze anos depois, os desfiles carnavalescos de Campos retornarão à avenida XV de Novembro (Beira-Rio), no Centro. O martelo foi batido após reuniões entre representantes da Prefeitura e das ligas organizadoras, ficando definidas também as datas dos desfiles deste ano: 21 e 22 de abril, novamente fora de época. Devido ao curto tempo para que escolas de samba, blocos e bois pintadinhos se preparem, as apresentações serão reduzidas, cumprindo vários requisitos para serem consideradas mini-desfiles. Não haverá carros alegóricos, sendo permitidos apenas tripés.
Na sexta-feira (21), vão passar pela avenida XV de Novembro a Corte do Carnaval, os bois de samba do Grupo Especial e os blocos de samba tanto do Grupo de Acesso quanto do Especial. No sábado (22), será a vez de bois de samba convidados e dos bois que compõem o Grupo Especial, além das escolas de samba do Acesso e do Especial. Os mini-desfiles ocorrerão no trecho entre a ponte Leonel Brizola (Rosinha) e a praça do Santíssimo Salvador.
Como consta no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Meninos do Morrinho - Um flash colorido da televisão sobre o sucesso da cultura popular”, deste blogueiro e do também jornalista Jadir de Oliveira, há registros jornalísticos de desfiles de escolas de samba em Campos pelo menos desde 1949, embora muito antes já existissem os ranchos e cordões. A maior parte dos desfiles de escolas ocorreu na avenida XV de Novembro, incluindo a era de ouro, nas décadas de 1960 e 1970. O último desfile por lá se deu em 2008, sendo justamente o último no período oficial do calendário. A partir de 2009, Campos passou a ter desfiles fora de época, sendo que os de 2009, 2010 e 2011 aconteceram na avenida Alberto Lamego, próximo à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), e os de 2012 em diante, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
No dia 18 de janeiro, o blog antecipou que os desfiles deste ano seriam realizados por duas entidades: a Liga Independente das Escolas de Samba e Entidades de Carnaval de Campos dos Goytacazes (Liesecam), nova responsável por repassar recursos de patrocinadores às escolas e aos blocos de samba, e a Associação dos Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic), agora responsável pelo repasse apenas aos bois. Também foi antecipado pela Folha, em 18 de fevereiro, a possibilidade de um mini Carnaval acontecer fora do Cepop, pois o mesmo tem vários danos em sua estrutura e necessita de reforma. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS