Covid e perda de memória
24/03/2024 | 05h40
Um artigo publicado recentemente no New England Journal of Medicine relaciona diretamente infecções prolongadas pela Covid a perdas importantes de memória e na capacidade cognitiva. 
O estudo foi realizado com 140 mil indivíduos e mostrou que pessoas que tiveram a chamada Covid longa apresentaram maiores perdas. 
Esses casos de Covid tem sido descritos em vários países e caracterizam-se por sintomas que perduram por muitos meses, até anos. 
Já foram relatados sintomas diversos associados à Covid prolongada, tanto no âmbito cardíaco, quanto respiratório e agora temos dados robustos sobre danos na atividade cerebral.
Segundo o Dr A. Hampshire, coautor da pesquisa, novos dados devem surgir sobre danos tardios relacionados à Covid-19, uma vez que os pesquisadores tem encontrado novas abordagens científicas. 
Infelizmente, parece ser apenas o começo. 
Compartilhe
Tosse pode ser sintoma de dengue
18/02/2024 | 07h29
A dengue apresenta sintomas um tanto inespecíficos, como febre, dores no corpo, mal estar e machas na pele, que podem ser facilmente confundidos com outras viroses. 
Mas segundo infectologistas da USP, temos mais um a somar nessa lista: a tosse pode ser um sintoma e mais, sinal de gravidade da doença.
Esse mal transmitido pelo Aedes aegypti apresenta uma fase inicial febril, de cerca de uma semana e nesse período, o surgimento de tosse recorrente pode ser um grande sinalizador de risco.
Nos casos graves de dengue, como a forma hemorrágica, temos uma saída de plasma do sangue para os espaços teciduais, causando edema e até choque. 
Nos pulmões esse edema pode acarretar grande sofrimento respiratório, similar à Covid-19 grave. 
Nesses tempos de calor e chuvas, além da irresponsabilidade de muitos, com terrenos abandonados, caixas d'água sem tampa, etc, toda atenção é pouca.
Febre, dores corporais e desânimo...vá ao posto de saúde!
 
Compartilhe
Estimulantes e calor
04/02/2024 | 07h32
Dois artigos recentemente publicados trazem um alerta importante nesses tempos de calor e pré-carnaval:
tenhamos cautela com o uso de energéticos, cafeína, etc, principalmente no calor.
Com as temperaturas típicas do nosso verão "senegalês" e as festividades, como shows e carnaval, é importante que tenhamos certos cuidados para evitar que a diversão se torne um problemão.
Além da hidratação adequada, que deve ser frequente, pois não adianta ingerir de uma vez 2 litros de água e ficar desidratado o resto do tempo, é necessário cautela com certos hábitos recentes.
O consumo de bebidas energéticas, cápsulas de cafeína e outros suplementos voltados à prática de atividades físicas, como os chamados pré treinos tem seus riscos, que aumentam junto com a temperatura.
Alterações na frequência cardíaca, risco de elevação na pressão arterial, ansiedade e insônia são os efeitos colaterais mais comuns, que na presença de altas temperaturas podem se agravar. 
O consumo de bebidas alcoólicas é outro fator de risco, pois aceleram a desidratação e a sensação de que estamos ingerindo líquido muitas vezes reduz ou elimina a sensação de sede.
O organismo desidratado sofre de várias formas, como o aumento da viscosidade do sangue, sofrimento renal, estresse hepático, sobrecarga cardíaca, etc.
A ingestão de estimulantes em uma situação de desidratação, aliada à intoxicação por álcool e calor pode desencadear problemas bem sérios, até mesmo óbito.
Para complicar ainda mais, o consumo de drogas sintéticas altera em muito as sensações corporais, como sede, necessidade de sono, capacidade física...em resumo: o indivíduo se sente super homem, mesmo estando em um quadro que normalmente levaria a pessoa à cama ou mesmo um pronto atendimento de saúde.   

Compartilhe
Chocolate amargo contra o cigarro
14/01/2024 | 06h57
Um estudo divulgado por pesquisadores da nossa querida UFF afirma que o chocolate amargo pode ser um grande aliado contra o tabagismo. 
O estudo foi de espectro reduzido, pois acompanhou 47 fumantes por apenas 30 dias, mas os resultados são animadores:
nenhum dos participantes que suspendeu o consumo de cigarro apresentou ganho de peso, desde consumisse 40 g de chocolate 70% cacau uma vez ao dia.
O medo de engordar é um dos complicadores na hora de deixar o cigarro, além da abstinência obviamente.
A sugestão é bem simples: sentiu vontade de fumar, morda um pedacinho de chocolate 70% e deixe um tempinho na boca, saboreando aos poucos. A ideia não é se empanturrar de chocolate no lugar do tabaco.
O chocolate apresenta antioxidantes e a teobromina, um estimulante da família da cafeína que parece estar envolvido na saciedade que o chocolate traz em relação ao cigarro. 
Compartilhe
Alimentação e afogamento
07/01/2024 | 07h07
De acordo com dados divulgados pela SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), o afogamento é a maior causa de óbitos entre crianças de 0 a 4 anos. 
Surpreendentemente a metade deles na própria casa, em piscinas, banheiras e até baldes. Saindo dessa faixa etária, 15 pessoas morrem por afogamento no Brasil diariamente em praias, represas, lagos, etc. 
Obviamente nessa época de calor e férias escolares os casos aumentam consideravelmente e a alimentação está relacionada ao risco nessas situações.
O organismo dos mamíferos não apresenta a mesma quantidade de sangue em todos os órgãos e tecidos ao mesmo tempo: o sangue "dança" entre os tecidos, sendo direcionado para onde é mais necessário em um dado momento.
Se comemos algo que traga um pouco mais de trabalho na digestão, uma importante quantidade de sangue é desviada para essa função (para o trato digestório)...outros tecidos perderão sangue nesse momento.
O sistema digestório cobra uma grande quantidade de sangue para as suas funções, assim como o sistema muscular.
Se comemos uma refeição mais substancial e entramos na água, com toda a movimentação que normalmente ocorre, vai haver uma "disputa" de sangue entre o sistema digestório e o músculo esquelético.
O organismo tenta compensar, reduzindo a capacidade muscular, interrompendo a digestão e até mesmo induzindo vômito, para se livrar de toda essa cobrança. Outro risco é a redução da oxigenação cerebral, que pode levar a desmaios...dentro d´agua quaisquer dessas circunstâncias pode ser muito grave.    
_Evite alimentação substancial antes de entrar na água e lembramos que:
1) alimentos gordurosos (mesmo os saudáveis) atrasam o esvaziamento do estômago, evite-os;
2) alimentos quentes fazem o mesmo, atrasando a digestão, bem como maiores volumes alimentares.
...o velho e bom picolé de frutas cítricas, em quantidade moderada, seria uma ótima alternativa, pois o frio acelera a digestão, não possuem gorduras e a glicose fornece energia para atividades de curta duração para o tecido muscular e cerebral.
Compartilhe
Arroz branco e açúcar
17/12/2023 | 08h43
De acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, consumir arroz branco pode ser tão ruim quanto ingerir açúcar puro.
A conclusão deve-se ao chamado Índice Glicêmico dos alimentos: uma escala de 0 a 100, que basicamente mede a velocidade que a glicose no sangue se eleva após comermos algo.
Alimentos de alto índice glicêmico teriam valores de 70 ou mais, como no pão branco, arroz branco, biscoitos, bolos e a grande maioria dos cereais industrializados, ou seja, comer uma porção de arroz branco complica tanto quanto um doce com açúcar.
A nossa sugestão é acrescentar ao arroz, lentilhas, cenoura, brócolis, milho e, se possível optar pelo arroz integral. Mas se não der para abrir mão do arroz branco, reduza a quantidade e consuma sempre acompanhado de hortaliças folhosas e boas fontes de proteínas magras, como frango, carne bovina magra ou carne suína magra. 
Compartilhe
Agrotóxicos
09/12/2023 | 07h06
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou um relatório sobre a contaminação de vegetais por agrotóxicos no Brasil. 
1.772 amostras foram coletadas em supermercados em todo o país e analisadas para a presença de resíduos de defensivos agrícolas, os chamados agrotóxicos.
Resultados:
_ 41,1% não apresentavam resíduos
_ 33,9% das amostras com resíduos dentro do limite permitido.
_25% das amostras estavam com contaminação acima do permitido ou com substâncias de uso proibido.
 Uma boa notícia é a redução do risco agudo na laranja, pois no ciclo de 2013/2015, 12,1% das amostras apresentava risco agudo, mas nas amostras de 2022 caiu para 0,6%.
Segundo a ANVISA, além da intensificação na fiscalização, a proibição da utilização de carbossulfano na cultura de frutos cítricos teve impacto. O uso de outras substâncias também foi proibido, como a metidationa e o formetanato, comumente usados nas culturas de laranja, uva e morango.
Há muito o que melhorar na qualidade dos alimentos que colocamos à mesa, mas os resultados são melhores do que o esperado, segundo a Agência.


Compartilhe
Vitamina D na gestação e asma
25/11/2023 | 06h26
googlesearch
Um estudo de revisão de 15 anos, realizado por pesquisadores ingleses, sugere que suplementar vitamina D na gestação pode reduzir em muito o risco de asma na criança.
De acordo com os dados obtidos, as gestantes que receberam 4400 UI de vitamina D, além de seu polivitamínico pré-natal (com 400 UI), tiveram filhos com incidência de asma até 50% menor do que as mães que não suplementaram. 
A vitamina D tem sido "redescoberta" nos últimos anos, com funções muito além do que se pensava há meros 20 anos atrás, com a revisão de quantidades diárias e efeitos fisiológicos. 
_Mas não use suplementos por conta própria, consulte seu profissional de confiança. As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis e o seu excesso pode causar sérios danos à saúde. 
Compartilhe
Está calor?
18/11/2023 | 07h05
Nesses dias de temperaturas altas é fundamental que nos mantenhamos hidratados. Ok...chovi no molhado...
Mas algumas dicas podem ser importantes e desconhecidas de muitos:
_sorvetes podem parecer uma boa opção, obviamente pela sensação refrescante, mas o alto de teor de açúcares e gorduras acabam promovendo o consumo de água para o seu metabolismo, resultando em desidratação. Os picolés de frutas são mais indicados...
_os sucos de frutas mais concentrados, como de uva integral ou manga...goiaba...mais viscosos, são ricos em frutose, o que torna essas bebidas menos hidratantes...prefira refrescos mais aguados e com pouco ou nenhum açúcar.
_bebidas alcoólicas, como cerveja, enganam pela mesma sensação de refrescância, mas é um ledo engano, pois o álcool inibe o Hormônio Antidiurético (ADH) fazendo com urinemos mais e mais uma vez a desidratação.
_ Banhos frios ou gelados ajudam sim, mas muito cuidado ao entrar na água fria! Ambientar o organismo inicialmente é essencial, molhar aos poucos áreas corporais com mais vasos sanguíneos como punhos...pés...pescoço. A entrada súbita em água fria pode provocar contração importante dos vasos sanguíneos (vasoconstricção), podendo causar até mesmo um derrame (AVC).
_Nas atividades ao ar livre, podemos melhorar as trocas térmicas molhando bonés de algodão...camisas de algodão (e com proteção UV) com água doce. Até mesmo o treinamento militar sugere essa técnica.
_a água de côco parece ser uma alternativa ideal para hidratação, mas na verdade não é. Ela apresenta um teor alto de potássio e quando desidratamos perdemos três vezes mais sódio do que potássio...acho válido o uso de água de côco em pequenas quantidades, intercalando com água mesmo.
_Pode ser necessário o uso de bebidas hidratantes como os isotônicos, pois a perda de sódio e potássio no calor extremo se acentua muito e a nossa vida depende do balanço desses (e outros) sais no organismo. 
_cuidado com o tal de "muita água"...excesso de água ingerida faz com percamos sódio para excretar essa essa água toda, podendo ocasionar hiponatremia (redução de sódio no organismo). Cerca de 35 ml por kg de peso corporal são suficientes, podendo-se subir para 45 ml/ kg em dias mais quentes.
Muita atenção às crianças e idosos. Os seus organismos não contam com a mesma eficiência de um adulto jovem saudável para a perda de calor, podendo haver heliose (insolação) e desidratação em curto prazo de tempo.
 
 
Compartilhe
Insulina alta e Câncer de Pâncreas
05/11/2023 | 08h56
De acordo com pesquisadores da Universidade de Medicina da Columbia Britânica, há uma relação direta entre insulina alta e o desenvolvimento de tumores no pâncreas.
Níveis altos de insulina tendem a ser encontrados em pessoas com diabetes tipo II, aquele associado à obesidade, sedentarismo e que normalmente surge após os 40 anos de idade. 
Segundo Dr. James Johnson, pesquisador chefe, o organismo que mantem altas taxas de insulina tende a super estimular o pâncreas a produzir enzimas digestivas. 
O problema é que o chamado suco pancreático contem enzimas capazes de digerir praticamente tudo e a sua produção excessiva está relacionada à inflamação e alterações nas células pancreáticas.
Como já se sabe, a inflamação de um grupo de células é um dos fatores envolvidos no desenvolvimento de alterações celulares, que podem resultar em tumores.
Infelizmente os tumores de pâncreas tendem a ser agressivos e de prognóstico ruim. 
Mais um motivo para o controle da obesidade, a prática de atividades físicas regulares e a prevenção do diabetes tipo II. 
 
Compartilhe
Sobre o autor

Leonardo Gama

[email protected]