Cancelamento de voos diretos para o Rio gera reações
Joseli Matias - Atualizado em 02/07/2022 09:14
Genilson Pessanha
A empresa Azul Linhas Aéreas promoverá mudanças na sua malha, extinguindo os voos diretos de Campos e Macaé para o Rio de Janeiro a partir do dia 8 de agosto. O anúncio gerou reação de clientes e entidades representativas de classe. A superintendência do aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, informou, entretanto, que o pedido ainda está em análise.
— Acabei de receber uma notícia absurda e que merece ser apurada e combatida, inclusive pelo poder público local, que, a partir de 8 de agosto, não ocorrerão mais voos diretos de Campos para o Rio de Janeiro — relatou o vice-presidente da OAB-Campos, o advogado tributarista Carlos Alexandre de Azevedo Campos. Segundo ele, a viagem, que costumava levar menos de uma hora, passaria a ser de aproximadamente quatro horas. — Um descaso dessa empresa Azul com os campistas — completa.
Em nota, a Azul informou que, a partir de 8 de agosto, irá operar voos diretos com saídas de Campinas e destino aos municípios de Campos e Macaé, no Rio de Janeiro. “Com isso, a empresa passará a oferecer ainda mais conectividade aos clientes, sobretudo aqueles que estão fora da capital fluminense, permitindo que eles se conectem com quase 70 destinos com apenas uma conexão. Essa mudança se dá, principalmente, pelo novo comportamento da demanda, que trouxe um aumento da procura por destinos além da cidade do Rio de Janeiro”.
De acordo com a empresa, os clientes que já estejam com bilhetes emitidos para o Rio de Janeiro (Santos Dumont) serão assistidos pela companhia, com reacomodação em outros voos com conexão. A Azul informou, ainda, que divulgará nos próximos dias detalhes de sua malha nos municípios de Campos e Macaé, “dois grandes e importantes mercados para a companhia”.
Pelo site da empresa, não há mais disponibilidade de voos de Campos e Macaé para o Rio de Janeiro, nem mesmo com conexão, a partir de 8 de agosto. A Azul informou que ainda está definindo os novos horários, e por isso a indisponibilidade.
— A decisão de mudança da malha de voos é da Azul. E tem que ter o consentimento do operador aeroportuário — destacou o superintendente do aeroporto Bartolomeu Lisandro, Cipriano Magno.
Para manter os voos diretos de Campos para o Rio, entidades do setor produtivo de Campos formalizaram uma carta ao gerente de Relações Institucionais da Azul no município, Ronaldo Veras. O documento foi redigido nessa quinta-feira (30) pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que explica que tal medida causará enorme impacto na rotina dos cidadãos de Campos, que, normalmente, se deslocam até a capital fluminense a fim de cumprir compromissos profissionais, tratamentos de saúde e afins, e pede que a companhia aérea reveja os planos e mantenha os voos diretos.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) emitiu uma nota nessa sexta-feira (1) para lamentar a mudança. “Além de reunir dois dos municípios que mais geram empregos no estado, trata-se de um dos polos nacionais da produção de petróleo e gás natural, que reúne ainda mais de duas dezenas de projetos de transição energética, agenda esta urgente em todo o mundo. Dessa forma, a Firjan entende que a decisão da empresa aérea, uma vez mantida, viria de encontro a uma série de investimentos de multinacionais na região. E ainda, traduzindo em números, são cerca de R$ 13,2 bilhões em investimentos em projetos energéticos que vão desde termelétricas, usinas solares, de hidrogênio e eólica offshore”, diz nota da Firjan.
A Prefeitura de Campos afirmou que ainda não há nenhuma confirmação a respeito de possível mudança, mas que, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está entrando em contato com a Azul Linhas Aéreas para buscar informações e soluções para passageiros que fazem o trajeto com frequência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]