Saúde Campos apresenta dados ao Ministério Público
26/04/2022 21:27 - Atualizado em 26/04/2022 21:30
Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Campos apresentou números de assistência pediátrica ao Ministério Público. A relação das políticas públicas foram apresentados pelo vice-prefeito e pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, em reunião na sede da Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e da Juventude, com a promotora Anik Assed. Conforme dados apresentados pelo município, 6.959 atendimentos foram realizados nos últimos três meses deste ano na antiga Unidade Pré-Hospitalar de Guarus. Já na unidade Centro, no HPC, entre os dias 21 e 23 de abril, foram prestados 272 atendimentos.
O presidente da FMS, Arthur Borges, que também participou da reunião, disse que a equipe de triagem da Clínica da Criança já foi ampliada e a orientação é para que seja realizada de forma ininterrupta, com atenção prioritária para classificação de risco dos pacientes. 
O vice-prefeito Frederico Paes destacou que o governo está superando as adversidades encontradas pela gestão atual. "O prefeito Wladimir Garotinho e eu estamos ao lado de toda equipe da Saúde enfrentando o desafio de ampliar o atendimento à população, revertendo o cenário de desassistência que encontramos na gestão passada, em que 46 Unidades Básicas de Saúde foram fechadas, com hospitais filantrópicos sem receber repasses, com os nossos hospitais caindo aos pedaços literalmente”, ressaltou Paes.
“Entregamos as Policlínicas do Servidor e da Terceira Idade. Iniciamos a obra do novo Hospital Geral de Guarus, que está sendo concluída. Criamos a Rede Campos de Saúde Pública, integrando hospitais contratualizados e os municipais. Implementamos a política pública da Clínica da Criança, com a unidade Guarus e a unidade Centro. Estamos trabalhando muito, promovendo a entrega de serviços à população", completou o vice-prefeito.
O secretário municipal, Paulo Hirano, explicou que as mudanças exigem um tempo de adequação e que houve a necessidade de suspensão do atendimento pediátrico emergencial no HGG para realização de obras. Acrescentou, também, que seguiu a recomendação do Ministério Público (MP) de modo a garantir que não houvesse a descontinuidade do serviço de pediatria durante a execução das obras. Dessa forma, foi ampliada a oferta do atendimento pediátrico de urgência, havendo dois polos de referência com atendimento 24h.
“O planejamento baseou-se em dados históricos de demandas por leitos de internação e atendimento de urgência. O novo fluxo representa acréscimo de leitos na capacidade do atendimento de urgência. Sendo assim, o atendimento pediátrico no HGG no que diz respeito à internação neste momento não será afetado pelas obras realizadas no hospital”, garantiu o secretário.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS