Duas unidades escolares serão reinauguradas pela Prefeitura
- Atualizado em 09/03/2022 20:12
A Prefeitura de Campos vai inaugurar duas novas unidades escolares nas próximas semanas, que estão em fase final de construção e de reforma. A Escola Municipal Alcebíades Candiano, em Ponta da Lama, teve a obra retomada pela Prefeitura, após a obra de construção ter sido abandonada em 2020. E a Creche Escola Álvaro Ribeiro das Neves, em Nova Canaã, recebeu ampla reforma, visando oferecer maior conforto e segurança para profissionais da Educação, alunos e toda a comunidade escolar.
A obra de Ponta da Lama foi retomada em setembro de 2021. A nova unidade tem 514 alunos matriculados do Pré 1 ao 5° ano de escolaridade, e 33 funcionários. O Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, explicou que o novo prédio vai acolher estudantes das antigas Escolas João Clapp e Alcebíades Candiano, que funcionavam em imóveis impróprios e alugados.
“A unidade tem um grande espaço para horta, dois pavimentos, salas amplas, refeitório, etc. Agora nossas crianças e adolescentes de Ponta da Lama têm um espaço digno para estudar. Também vamos retomar a construção da Creche Escola de Baixa Grande, cuja obra ficou parada por 5 anos, e da Escola Municipal do Parque Eldorado. Essas duas comunidades vão ganhar uma unidade nova”, afirmou Marcelo.
A diretora da Creche de Nova Canaã, Elaine Gomes, informou que a unidade tem 15 servidores e cerca de 90 alunos. “Estou muito Feliz, a nossa creche está ficando linda, nossas crianças merecem sempre o melhor. Agradeço ao Prefeito Wladimir e ao Secretário de Educação Marcelo, por esse trabalho. Essa é a primeira reforma que acontece desde quando ela foi feita em 2013. Os pais ficaram encantados”, assegurou Elaine Gomes.
Desde janeiro de 2021, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia deu início ao processo de licitação para contratação de empresas a fim de realizarem as manutenções das unidades escolares da rede municipal de ensino. No entanto, algumas delas entraram com recursos, atrasando o início das ações. Ainda assim, mais de 90% das unidades já passaram por manutenção, cujas ações acontecem de forma setorizada, por regiões.
Das 234 unidades da rede, 210 foram reabertas. As outras 24 retornam nos próximos dias, mas sem prejuízos ao calendário letivo dos alunos, que receberão aulas, inclusive, aos sábados, para cumprimento do cronograma previsto.
Estão em reforma unidades como: Creche José Eduardo Peixoto Zandonaide, Parque Santa Helena; Creche Martin Luther King, Novo Eldorado; Creche Antônio Nunes Vieira, Três Vendas; Creche Sérgio Luiz Lilico Paes da Silva, Cidade Luz; Creche Dr. Francisco Manoel Pereira Crespo, Jardim Aeroporto; Escola José Giró Faísca, Nova Travessão; entre outras.
As reformas da Escola Municipal Dr. Alcindor de Moraes Bessa, Turfe Clube; Escola Municipal Lídia Leitão de Albernaz, Cidade Luz; e Escola Municipal Senador José Carlos Pereira Pinto, Nova Brasília, por exemplo, terão início nos próximos dias. Escola Sebastião Ribeiro de Deus e Creche Jocineia Borges, ambas no Novo Jóquei, estão em manutenção no momento, mas também já tiveram o processo de licitação concluído, para reforma geral, que vai começar em algumas semanas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS