Ação da GNA com a Petrobras garantirá gás de cozinha a famílias de Campos e SJB
18/02/2022 17:58 - Atualizado em 19/02/2022 08:30
A Gás Natural Açu (GNA) irá atuar em parceria com a Petrobras numa ação que vai garantir acesso ao gás de cozinha (gás liquefeito de petróleo - GLP) a cerca de 45 famílias de Campos e São João da Barra participantes de projetos sociais da GNA. São eles: o Programa Horta Comunitária Girassol Esperança, que desde 2020 ensina técnicas a 15 famílias rurais na produção de uma horta comunitária, onde colhem alimentos para consumo próprio e comercialização; e o Projeto de Capacitação a cerca de 30 famílias que receberão assistência técnica rural produtiva, bem como vão participar de atividades de educação ambiental e sanitária no campo.
O projeto de Capacitação tem parceria com a Emater, e a previsão é de começar ainda neste semestre. As famílias irão receber cinco auxílios, na forma de voucher, fornecidos pela Petrobras, cada um no valor de até R$ 102, para compra do gás de cozinha ao longo de 2022. Ao todo, cerca de 200 pessoas de Campos e São João da Barra serão beneficiadas pela ação.
Juntamente com a GNA, outras nove empresas do setor de óleo e gás reunidas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) integram a iniciativa setorial, que tem por objetivo ampliar o alcance do programa da Petrobras de acesso ao gás de cozinha. São elas: Baker Hughes, Enauta, Infotec Brasil, PetroRio, Repsol Sinopec Brasil, Schlumberger, Subsea 7, TechnipFMC e Vibra. As companhias indicaram, ao todo, cerca de 20 projetos socioambientais apoiados por elas e que estão na área de atuação também da Petrobras. A parceria entre as empresas foi oficializada nesta sexta-feira (18), durante cerimônia realizada no IBP, no Rio de Janeiro.
A gerente de Responsabilidade Social da GNA, Ana Weisz, explica que o apoio da Petrobras vai amenizar ainda mais as dificuldades dessas famílias. “Temos o compromisso de desenvolver projetos que criem oportunidades de capacitação, geração de renda e inclusão social, e acreditamos que essa parceria com a Petrobras será um incremento econômico de suma importância para essas famílias”, afirma Ana.
Horta comunitária — A Horta Comunitária Girassol Esperança, desenvolvida e apoiada pela GNA, em parceria com a Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo, em Camposs, oferece o ensino de técnicas para plantio e colheita de alimentos para consumo próprio e comercialização, contribuindo com a geração de renda alternativa e a segurança alimentar de 15 famílias no município. Desde o ano passado foram colhidas mais de quatro toneladas de alimentos, como milho, berinjela, folhagens, rabanete, jiló, entre outros. A Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo cedeu o espaço para criação dos canteiros e conduziu o processo de seleção das famílias beneficiadas, bem como todo o suporte técnico e insumos para o plantio.
Capacitação —  O Projeto de Capacitação dos Produtores Rurais do 5° Distrito de São João da Barra, com apoio da Emater, oferece assistência técnica rural produtiva a pequenos produtores, somando atividades de educação ambiental e sanitária no campo.
Fonte: GNA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS