Guias para pagamento do IPVA 2022 já estão disponíveis
11/01/2022 17:55 - Atualizado em 11/01/2022 17:56
Movimento em estradas (Fotos: Rodrigo Silveira)
Movimento em estradas (Fotos: Rodrigo Silveira)
A partir desta terça-feira (11), donos de veículos poderão emitir a guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022. A Guia de Regularização de Débitos (GRD), usada para a quitação do tributo, pode ser retirada pelo contribuinte na internet, no Portal do IPVA da Sefaz-RJ (portal.fazenda.rj.gov.br/ipva) ou no site do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br).
Para emitir a GRD, é preciso ter em mãos o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Já o pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária.
O tributo pode ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou em três vezes, sem o abatimento.
O IPVA tem como base os valores venais, que são os preços de mercado dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para carros flex; 2% para motos e 1,5% para automóveis movidos a GNV).
O primeiro vencimento da tabela, para os automóveis com final de placa número 0, será no dia 21 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral do imposto. Já para os veículos com final de placa 9, o vencimento inicial será no dia 3 de fevereiro.
Além da emissão da GRD, o Portal do IPVA tem diversos outros serviços e informações e serviços relativos ao tributo.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS