Morre, aos 93 anos, Candido Mendes de Almeida
17/02/2022 21:38 - Atualizado em 17/02/2022 21:43
O integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL), professor e escritor Candido Mendes de Almeida morreu na tarde desta quinta-feira (17) no Rio de Janeiro, vítima de embolia pulmonar, aos 93 anos. O corpo será cremado nesta sexta-feira (18). 
Candido Antonio Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 3 de junho de 1928. Foi professor, educador, advogado, sociólogo, cientista político e ensaísta brasileiro. Deixa viúva, a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, além de quatro filhos e cinco netos.
Foi professor e educador em algumas das mais respeitadas instituições de ensino do país, como a PUC do Rio de Janeiro e a Fundação Getulio Vargas. Também deu aulas como professor visitante em algumas das principais universidades americanas, como Harvard, Columbia e Stanford.
Acadêmicos, amigos e personalidades lamentaram a morte de Mendes. O presidente da ABL, Merval Pereira, determinou o cumprimento de luto de três dias e que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro.
"Candido Mendes era um dos maiores intelectuais brasileiros. E era um intelectual de ação. Sua voz potente transmitia suas convicções. Ele foi um dos principais intelectuais brasileiros lutando contra a ditadura militar. Criou um dos principais centros de pesquisas social e política do Brasil, o IUPERJ. E à frente da Academia da Latinidade, que reunia expoentes e intelectuais de vários lugares do mundo, como Alain Touraine, Edgar Morin, Hélio Jaguaribe, Jean Baudrillard e Renato Janine Ribeiro fazia seminários internacionais debatendo as principais questões do mundo. Era sempre um ativista no sentido de ajudar, na medida da sua possibilidades - e eram muitas, porque o Cândido Mendes era múltiplo - a melhorar a situação do país e do mundo", disse Merval.
Joaquim Falcão, também acadêmico da ABL, disse:
"Cândido Mendes foi líder da democracia onde atuou". "Líder cristão, além do apenas católico. Tinha a ousadia da coragem do pensar, e do fazer. Era um fazedor de compreensões sobre nós mesmo. Ele nos explicava. Espelho das liberdades necessárias".
Em nota a Universidade Candido Mendes disse que "Com enorme pesar a Universidade Candido Mendes informa a todos sobre o falecimento do Prof. Candido Mendes, Magnífico Reitor da UCAM.
Enlutados com a perda irreparável para a Universidade Candido Mendes, continuaremos honrando a memória e o legado do Prof. Candido na luta permanente pela democratização do acesso à educação no país e o desenvolvimento do ensino de excelência, que marcarão para sempre a história de transformação da sociedade brasileira através da educação.
A comunidade acadêmica da Universidade Candido Mendes está em luto oficial pelo período de 15 dias.
Agradecemos, desde já, todas as manifestações de pesar e de condolências à família do Prof. Candido Mendes".
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS