Vacinação infantil contra a Covid continua em Campos
- Atualizado em 16/02/2022 20:23
Vacinação infantil contra Covid
Vacinação infantil contra Covid / Divulgação - Subcom Campos
O cronograma de vacinação infantil continua nesta quinta-feira (17) com atendimento por agendamento online e também por meio de distribuição de senhas. Para quem optar pelo agendamento, no Colégio Salesiano Dom Bosco de Campos a vacina é destinada para crianças de 6 a 11 anos. A aplicação acontece das 9h às 16h. Ao todo foram liberadas 500 vagas.
Também há 380 vagas para atendimento por agendamento das crianças de 6 a 11 anos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do Parque Rodoviário; Parque Imperial; Penha; e Centro de Saúde de Guarus. A aplicação será das 8h30 às 13h.
Para a vacinação noturna, que é exclusiva de 5 a 11 anos sem comorbidades, foram liberadas 100 vagas. O acesso é por agendamento e a aplicação ocorrerá das 18h às 22h, na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Guarus. Todas as crianças deverão estar acompanhadas de pais ou responsáveis legais.
Já o atendimento por distribuição de senha para crianças de 6 a 11 anos será feito somente na UBSF’s Santo Amaro; Lagoa de Cima; Poço Gordo; Ponta da Lama; Custodópolis; Parque Prazeres; Morro do Coco e na UPH de Travessão.
Para receber a vacina, independentemente de ser por agendamento ou senha, pais ou responsáveis legais devem apresentar a caderneta de vacinação, RG, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.
O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), das 8h30 às 13h, a vacinação por agendamento é exclusiva para crianças de 5 anos sem comorbidades. Já as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, o atendimento será por livre demanda, mediante apresentação de documentação comprobatória que pode ser laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, incluindo a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA); documentos de atendimento em centro de reabilitação ou unidades especializadas; documento oficial que identifique a deficiência, além de documentos pessoais e comprovante de residência.
As comorbidades elencadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19 são: cardiopatia; pneumopatia; imunocomprometidos; renal crônico; doença neurológica crônica; doença hepática crônica; doença hematológica crônica; obesidade; diabetes mellitus; e asma. Todos os contemplados devem comprovar a comorbidade por meio de laudo médico, receita, carteirinha de algum programa, como, por exemplo, Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) ou Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), entre outras.
As crianças de 5 anos sem comorbidades também podem agendar a vacina para a Cidade da Criança. No local serão vacinadas as crianças de 5 anos com deficiências. Já as crianças de 6 a 11 anos com deficiências podem receber a vacina no UBSF’s Santo Amaro; Lagoa de Cima; Conselheiro Josino; Poço Gordo; Ponta da Lama; Custodópolis; Parque Prazeres; Morro do Coco e na UPH de Travessão. Todos terão prioridade na fila desde que apresente documentação comprobatória da deficiência.
As deficiências permanentes são: pessoas com limitação motora que causa grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; com dificuldades ou incapacidade de ouvir, mesmo com uso de aparelho auditivo; com incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e com deficiência intelectual permanente que limite as suas habilidades habituais, como Síndrome de Down; Síndrome do X-Frágil; Síndrome de Prader-Willi; Síndrome de Angelman; Síndrome de Williams; Alzheimer; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Doenças incapacitantes, temporárias ou permanentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS