Mulheres homenageadas em exposição fotográfica "Câmara, Luz e Inspiração"
21/10/2021 20:26 - Atualizado em 21/10/2021 20:28
Dez mulheres que estão na luta para vencer o câncer de mama foram homenageadas na exposição “Câmara, Luz e Inspiração”, na manhã desta quinta-feira (21). A ação faz parte da programação do “Outubro Rosa” da Câmara de Vereadores de Campos. As obras ficarão expostas no foyer do Palácio Nilo Peçanha, na casa legislativa, até o dia 31 deste mês. A primeira-dama Tassiana Oliveira prestigiou o evento e participou da entrega dos certificados e rosas para as mulheres.
A exposição é uma parceria da fotógrafa Tatiana Gomes e da maquiadora Dayane Gomes, e é composta por 10 painéis com fotografias inéditas. As mulheres homenageadas são Marinês de Fátima Gomes da Costa Pinto, Daniele Ferreira Viana, Ana Márcia de Oliveira Rodrigues, Monyque Kely Pinto Ribeiro Cândido da Silva, Tatiana Magalhães, Elaine Cruz Ribeiro, Juliana Moço, Joelma Áreas, Andrea Rodrigues e Jocilene Pereira de Abreu.
“Esse evento é muito significativo para todas as mulheres. O exame de mamografia é importante, pois através dele consegue detectar a doença precocemente e a mulheres iniciarem o tratamento o quanto antes. E é muito gratificante ver esse desfile de mulheres fortes, guerreiras e que passaram por uma luta. Nós estamos aqui para atendê-las e que a população possa ter esse cuidado com dignidade”, declarou Tassiana Oliveira.
Uma das homenageadas, Elaine Cruz, 39 anos, descobriu o câncer há quatro meses. “Esses eventos são de suma importância, pois levanta a autoestima. Descobrir o câncer não é sentença de morte, é vida. Estamos sempre recomeçando, revivendo. Estou no início do tratamento, descobri um nódulo fazendo a minha primeira mamografia, em exames de rotinas”, relatou.
Além das fotografias exposta, houve uma palestra no Plenário Álvaro Lopes Vidal da médica Janaína Rangel Lobo, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica no setor de mama. Ela fez um alerta sobre o diagnóstico precoce.
A fotógrafa Tatiana Gomes declarou que o objetivo dos cliques foi mostrar para mulheres que, apesar da luta, continuam lindas. “Elas continuam lindas, com cabelo, sem cabelo, a perfeição está acima do que o câncer pode causar. Estou bem feliz, pois consegui registrar, por meio de fotos, os olhares que enxergam o interior de cada pessoa e não somente o exterior”, declarou.
A maquiadora, Dayana Gomes disse que o projeto teve como objetivo levantar a autoestima das mulheres. “O diagnóstico precoce é muito importante, fazer o autoexame e além disso, fazê-las enxergar o outro lado da doença, que é não desistir da luta e fazer da vitória uma arma para ajudar a outras mulheres. Isso não tem preço, tem valor”, destacou.
O presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Fábio Ribeiro, também alerta as mulheres sobre o tratamento precoce. “Trouxemos novas inspirações de como agir com o diagnóstico precoce de câncer. São dez mulheres lindas e guerreiras que participaram do evento e dizer que é uma simbologia no mês de outubro, mas a luta e diária”, declarou.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS