Vacinação para servidores e contratados da Prefeitura passa a ser obrigatória
21/09/2021 00:11 - Atualizado em 21/09/2021 00:12
Em edição suplementar, publicada nesta segunda-feira (21), o Diário Oficial do município trouxe as novas determinações da fase Amarela, que indica situação de atenção moderada, mantida pela Prefeitura e anunciada durante a reunião do Gabinete de Crise. Entre as medidas do "Regras da Vida", a vacinação contra a Covid-19 de servidores públicos municipais e contratados pelo município passa a ser obrigatória. Caso não seja seguida a regra, o trabalhador poderá sofrer falta disciplinar, passível das sanções. Novo decreto vale até o próximo dia 18, quando está marcada uma nova reunião do Gabinete de Crise. Confira aqui a edição completa do D.O. 
O Diário Oficial também trouxe a liberação de velórios para mortes por Covid-19, desde que seja comprado através de exame que já tenha passado o período de transmissibilidade da doença. O velório será com sua capacidade reduzida de público e exigência de vacinação.  
Durante a reunião na sede da Prefeitura, o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, disse que “a eficácia das ações desenvolvidas pela Vigilância, através da técnica das equipes envolvidas, que permitiram ter o cenário favorável que Campos tem tido. No último Gabinete ficamos preocupados com possibilidade de aumento com a nova variante Delta, que poderia colapsar o nosso sistema e isso não ocorreu, graças às medidas, ao avanço da vacinação, das medidas adotadas, da conscientização da população. A Saúde de Campos tem antecipado sempre as medidas em relação ao cenário nacional, estando sempre na frente, como a vacinação dos mais jovens, a terceira dose para idosos”. 
O subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção de Saúde, Charbel Kury, destacou que a ideia do Gabinete, criado pelo prefeito Wladimir Garotinho em primeiro de janeiro, foi trabalhar com duas estratégias, a de mitigação e de controle. “Mitigação seria a atuação sobre os casos graves, com uso de máscaras, distanciamento seguro, redução da transmissão da doença, e o controle, que seria a redução de todo número de casos”,

ÚLTIMAS NOTÍCIAS