Sábado tem Feira Suculentas, com MST, projeto Biocultivar e Sec de Agricultura! CLICA AQUI
14/09/2021 23:12 - Atualizado em 15/09/2021 20:45
Campos-RJ é fértil e se prepara para receber a feira in natura Suculentas, que vai debater cultura alimentar e conectar uma rede de pessoas que acreditam (e mostram) que é possível viver e construir outras realidades. Neste sábado, dia 18 de setembro, das 14h às 20h, na Santa Paciência Casa Criativa, a Suculentas chegará numa versão pocket e como um grande encontro de formação, unindo pessoas envolvidas em áreas que estão totalmente relacionadas: alimentação saudável, consumo consciente, agroecologia, meio ambiente, veganismo e Direito Animal, políticas públicas na área da agricultura, dentre outros nichos.
 A entrada sugerida para o evento é ração, que será destinada a cachorros e gatos carentes. Pra quem não sabe onde fica a Santa Paciência: a Casa Criativa está na Rua Barão de Miracema, 81, no Centro de Campos-RJ, perto da Delegacia da Polícia Federal.
 Campos precisa questionar e saber o que coloca no prato. A Suculentas é co-criada com movimentos sociais, ativistas, pequenos produtores, trabalhadores do campo, nutricionistas, formadores de imaginário, gente de base e de luta, e surge como uma oportunidade para as pessoas apresentarem suas construções, dividirem suas ideias e gerarem ações.
 
 
 
Na programação do evento, tem desde oficinas de yoga (com a Yoga na Planície), de aproveitamento integral dos alimentos (com a nutricionista Meriellen Cabreira) e de cokedamas (com o Estúdio Baru); degustação das delícias produzidas pelo Plant Gastronomia Vegetal; apresentações musicais; e roda de conversa com a presença do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), da bióloga e nutricionista Giane Kristosch, que integra o projeto Biocultivar, e do secretário de Agricultura de Campos, tratando da agricultura de Campos e seus potenciais, Almy Junior. A mediação da roda será com a jornalista e pós-graduanda em Direito Animal Thaís Tostes, que também vai falar sobre veganismo e Direito Animal.
Respeitando todos os protocolos de prevenção da Covid-19, o evento que aconteceria durante dois dias no mês em que foi decretado o lockdown (março de 2020) chega agora numa versão reduzida, mas fazendo pontes entre uma galera que precisa falar; conectando lutas e afetos; movimentando Campos, uma cidade que é majoritariamente rural e que possui o maior número de assentamentos no Estado do Rio de Janeiro e uma das maiores comunidades de remanescentes de quilombos do país.
 Idealizado e organizado pelo Plant Gastronomia Vegetal (www.instagram.com/plantgastronomiavegetal), que tem à frente o cozinheiro, provocador social e produtor de eventos Bruno Macedo, o evento tem como proposta integrar os pequenos produtores, promovendo uma troca de conhecimento e debates sobre políticas de economia agrosustentável. Suculentas chega para fomentar o discurso da alimentação orgânica sustentável enquanto ferramenta de transformação social em um cenário nacional que nos mostra um Brasil cheio de iniciativas de produção orgânica e agroecológica, que são as responsáveis por 70% da alimentação que chega às mesas dos brasileiros.
 A Suculentas é criada de forma colaborativa, sustentável e compartilhada, e é mais que uma feira in natura - ela representa um estilo de vida. A cobertura fotográfica do evento ficará por conta de Nathália Peçanha Fotografia e da jornalista Thaís Tostes.
 
 
 
 
O LOCAL - A Santa Paciência Casa Criativa busca uma autonomia artística, de difusão da cultura local e regional e de disseminação do conceito de colaborativismo por diferentes perspectivas, amplas direções e longos alcances. A Santa Paciência Casa Criativa é um espaço cultural colaborativo para a cultura e a arte, entretenimento e lazer, discussão de experiências, iniciativas e perspectivas de relações, para desenvolver e resgatar os potenciais de cada um, superando as limitações sociais, econômicas, afetivas, culturais e artísticas.
 
 
 
SERVIÇO
O quê? Feira In Natura Suculentas, do Plant Gastronomia Vegetal
Quando? Dia 18 de setembro, sábado, das 14h às 20h
Onde? Na Santa Paciência Casa Criativa - Rua Barão de Miracema, 81 - Centro - Campos dos Goytacazes-RJ (próximo à Delegacia da Polícia Federal)
Entrada sugerida: ração, que será doada a animais carentes
Instagram: https://www.instagram.com/feirasuculentas
Mais informações: (22) 99822-4409 - Thaís Tostes - Assessoria de Imprensa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Thaís Tostes

    [email protected]