Cláudio Castro na Cidade da Criança para inauguração da FIA
06/08/2021 19:07 - Atualizado em 06/08/2021 19:10
Em visita à Cidade da Criança no começo da tarde desta sexta-feira (6), o governador Cláudio Castro se disse “encantado” com o espaço e, além da inauguração do núcleo da Fundação para a Infância e Adolescência (Fia), o chefe do Executivo Estadual se comprometeu, com o prefeito Wladimir Garotinho, a ajudar a recuperar o equipamento, que ficou quatro anos fechado e a “voltar em breve para reinaugurar novos serviços” no único parque infantil público do interior do Rio de Janeiro.
A presidente do órgão contou que o local vai funcionar com o programa S.O.S. Crianças Desaparecidas que, além da divulgação, faz todo o acompanhamento aos familiares. Também haverá um Núcleo de Atendimento a Criança Vítima de Violência (NACAVV), que presta atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de qualquer tipo de violência, também disponibilizando orientações jurídicas aos familiares e, ainda, o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), que oferece capacitação, criando oportunidades de inserção de adolescentes no mercado de trabalho.
A deputada federal Clarissa Garotinho (Pros) também participou da inauguração e elogiou a atuação da primeira-dama de Campos, Tassiana Oliveira, no trabalho desenvolvido na área social. "É muito importante essa parceria entre a prefeitura e o governo do estado, especialmente na área de assistência social. É importante o esforço de todos. Pensando nisso, estive em Brasília esta semana e obtive a garantia de que o Dnit cederá o prédio que ocupa parcialmente (no Parque Leopoldina) para ser a sede da Secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social. A pasta hoje ocupa um imóvel em condições muito precárias", disse Clarissa.
O prefeito Wladimir Garotinho apresentou a Cidade da Criança Zilda Arns e anunciou a implantação do Programa FollowUp. “Esse equipamento foi construído há seis anos pela minha mãe, a ex-prefeita Rosinha, e era um lugar de diversão, ensino, cultura e inclusão para as crianças de Campos. Infelizmente, ficou quatro anos fechado e, hoje, estamos reabrindo sem as condições que gostaríamos. Mas a parceira com a Fia é o pontapé inicial para colocar a Cidade da Criança para funcionar de novo. Na próxima semana vamos inaugurar o FollowUp, programa voltado para crianças prematuras. Nascem de 800 a 1.000 crianças prematuras por ano em Campos e esse consultório especializado vai atender essas crianças com nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e muito mais”, destacou o prefeito, que ainda solicitou nova parceria com o governador para “colocar a Cidade da Criança para funcionar”.
Cláudio Castro não só se comprometeu a recuperar o equipamento, como disse ao prefeito que disponibilizará novos programas para o espaço. “Estou encantado com esse equipamento. Nunca tinha vindo aqui e esse espaço, vocacionado para a criança, demonstra porque a sua família tem essa fama toda de política de realizações e olhar para os mais pobres. Ter um núcleo da Fia aqui é uma oportunidade de mais parcerias entre prefeitura e estado. Vamos fazer parceria, ver o que precisa ser feito, pintar, colocar mais equipes para recuperar esse equipamento, um espaço impressionante. E, prefeito, vamos reabrir e voltar para reinaugurar muitos outros serviços”, concluiu o governador, que incumbiu o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Leandro Alves, para verificar as necessidades e possibilidades do espaço com o secretário de Governo de Campos, Juninho Virgílio. 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS