Festa do Santíssimo Salvador com missas, novenas, carreata e bênção
03/08/2021 17:12 - Atualizado em 03/08/2021 21:42
Dia do Santíssimo Salvador é celebrado em 6 de agosto
Dia do Santíssimo Salvador é celebrado em 6 de agosto / Foto: Genilson Pessanha
Pelo segundo ano consecutivo, em razão da pandemia da Covid-19, a Festa do Santíssimo Salvador não terá grandes shows e eventos religiosos que tradicionalmente reúnem grande público. Ainda assim, o padroeiro de Campos será celebrado com programações tanto da Diocese local, incluindo novena, missas, carreata, bênção e lives, quanto do Museu Histórico, com apresentações musicais beneficentes.
— O Santíssimo Salvador, que é nosso padroeiro, padroeiro da Diocese, especialmente da cidade de Campos, é Jesus transfigurado no Monte Tabor, por isso se celebra em 6 de agosto. E tem o atributo de mostrar o seu esplendor, a sua vocação de ser Homem de Deus, especialmente a sua Páscoa, que mostra o triunfo sobre a morte — afirma o bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. — Transfiguração é um caminho de realização, de iluminação da pessoa humana. Ele nos convida a segui-lo, através da iluminação, e nos dá o próprio batismo e a graça da nossa vida, a vida em Deus, a vida amorosa — complementa.
Dom Roberto é quem vai celebrar a missa das 10h na sexta-feira (6), Dia do Santíssimo Salvador, na Catedral que leva o nome do padroeiro de Campos. Na mesma data também haverá às 6h30, 8h, 13h, 15h, 17h e 19h, com bênção do bispo à cidade a partir das 16h40. Antes, às 16h, uma carreata percorrerá a praça do Santíssimo Salvador, avenida Alberto Torres, as ruas Barão de Miracema, Tenente Coronel Cardoso e Marechal Floriano, e a avenida XV de Novembro, retornando ao local de partida. Durante a semana, estão sendo realizadas missas diárias, com diferentes padres celebrantes, às 19h, sempre antecedidas pela oração da novena às 18h30.
— Celebrar o Santíssimo Salvador é celebrar, certamente, a vida cristã na sua plenitude, a vida eclesial, a vida de testemunhar o amor do Filho, que vem a trazer, consumar e realizar plenamente o projeto do Pai de que todos tenhamos vida. Justamente, a formosa cidade de Campos será sempre banhada pela luz divina, a luz da graça do Santíssimo Salvador — enfatiza Dom Roberto Francisco.
No canal de YouTube "Catedral do SS Salvador", serão realizadas duas lives: uma na quinta-feira, às 21h, com a banda da Guarda Civil Municipal, e a outra na sexta, com o padre João Paulo Rodrigues, no mesmo horário.
Agenda popular — Artistas da cidade foram convidados pela Prefeitura para uma ação solidária, em que aceitaram realizar apresentações musicais no pátio do Museu Histórico de Campos, sempre às 19h, sem cobrarem cachê artístico. Para tal, foi preparado um termo para assinatura por ambas as partes, mediado pelo setor jurídico da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Nesta quarta-feira (4), a atração será o músico Gualter Torres, vocalista da Banda Forró Di Doido. Na quinta (5), será a vez da cantora e compositora Karine, que recentemente gravou a canção autoral “Matilha” com Xande de Pilares, seu parceiro na música. O cantor e compositor Marcelo Benjá fechará a programação na sexta.
Para assistir às apresentações musicais, cada visitante precisa trocar a pulseira de entrada por um quilo de alimento não perecível ou material de higiene e limpeza. Todo o material será doado a instituições de caridade campistas. Segundo a gerente do Museu Histórico, Graziela Escocard, em cada dia haverá pulseira com uma cor. As pulseiras poderão ser retiradas na véspera da apresentação, no próprio museu. Não será permitido consumo de bebidas e comidas durante as apresentações.
— Iremos receber o público com todo o cuidado, seguindo as orientações de prevenção à Covid, com aferição de temperatura, uso obrigatório de máscara e o uso de álcool na recepção, além do uso da pantufa descartável caso o visitante deseje conhecer o segundo piso do museu. Para tanto, a entrada será limitada somente para 30 pessoas por dia para assistirem às apresentações — informou a organização.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
Quarta-feira (4)
18h30 — Oração da novena
19h — Missa celebrada pelo padre Alexandre Rodrigues Mothé (Catedral)
21h – Live com a banda da Guarda Civil Municipal (Canal de YouTube "Catedral SS Salvador")
Quinta-feira (5)
18h30 — Oração da novena
19h — Missa celebrada pelo padre Crimário Tavares Verdam (Catedral)
21h – Live com a banda da Guarda Civil Municipal (Canal de YouTube "Catedral SS Salvador")
Sexta-feira (6)
6h30, 8h, 10h*, 13h, 15h, 17h e 19h — Missas (Catedral)
* Presidida por Dom Roberto Francisco Ferrería Paz
16h — Carreata (Início na praça do Santíssimo Salvador)
16h50 — Bênção do bispo diocesano à cidade de Campos (Catedral)
 21h – Live com o padre João Paulo Rodrigues (Canal de YouTube "Catedral SS Salvador")
 
PROGRAMAÇÃO POPULAR
Quarta-feira (4)
19h — Apresentação musical de Gualter Torres (Museu Histórico)
Quinta-feira (5)
19h — Apresentação musical de Karine e banda (Museu Histórico)
Sexta-feira (6)
19h — Apresentação musical de Marcelo Benjá (Museu Histórico)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS