Skatistas fazem abaixo-assinado pedindo criação de pista em São Fidélis
Matheus Berriel 03/08/2021 17:24 - Atualizado em 04/08/2021 13:46
Abaixo-assinado já tem cerca de 115 assinaturas
Abaixo-assinado já tem cerca de 115 assinaturas / Divulgação
As medalhas de prata conquistadas por Kelvin Hoefler e Rayssa Leal nos Jogos Olímpicos de Tóquio já refletem no esporte brasileiro, inclusive no Norte Fluminense. Skatistas de São Fidélis iniciaram na semana passada um abaixo-assinado visando a criação de um espaço que possibilite e estimule a prática da modalidade no município, que até possui uma pequena rampa, na Beira-Rio, mas que há anos não pode ser utilizada devido a problemas estruturais.
— Nós temos um grupo que anda há bastante tempo de skate, apesar da dificuldade de não ter um lugar específico, o que, muitas vezes, atrapalha na prática do esporte. Aproveitando que a modalidade está em alta com a Olimpíada, resolvermos fazer o abaixo-assinado para buscar a conquista de um espaço específico, não somente para praticantes do skate, mas também para as pessoas que andam de patins, patinete e outros esportes que necessitam desse espaço — afirma o skatista Lázaro Ferreira, um dos idealizadores.
Além de Lázaro, o abaixo-assinado também é liderado pelo rapper e skatista Neto Potiguar, um dos representantes da cultura hip-hop em São Fidélis. Na última sexta-feira (30), assinaturas foram recolhidas durante uma roda cultural realizada na praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro.
— Estamos correndo atrás para a valorização do esporte na cidade. Até o momento, já conseguimos cerca de 115 assinaturas. Muitas pessoas estão procurando para nos ajudar também, o que mostra que elas se interessam — destaca Lázaro Ferreira.
O abaixo-assinado tem cópias na loja Automatech, perto do Banco do Brasil; na loja de materiais de construção Lumiar e na Eletro Dutra, ao lado da Loteria Trevo da Sorte, onde interessados podem assiná-lo.
Consultada pela Folha, a Prefeitura informou ainda não ter recebido a formalização do documento.
— Não foram enviados projetos do tipo, mas a informação será repassada à secretaria de Esportes. Já a secretaria de Cultura e Turismo informa que está à disposição para impulsionar a prática de atividades de lazer e esportes, entre eles o skate — diz a nota.
Na planície goitacá — No mês passado, foi reaberta em Campos a pista de skate da praça da República, atrás da rodoviária Roberto Silveira, no Centro. Além disso, a Fundação Municipal de Esportes (FME) instalou rampas e obstáculos móveis na Vila Olímpica do Parque Guarus.
— Começamos entregando a pista de park skate na praça da República e vamos avançar para as vilas olímpicas. Hoje, esse espaço (no Parque Guarus) passa a unir o pessoal do skate, da bike, basquete, patins e muitos outros do distrito de Guarus, que estava esquecido em relação ao esporte — comentou na ocasião o diretor de esportes radicais da FME, Romeu Lins.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS