Morre ao 103 anos Kirk Douglas, um dos rostos mais icônicos do século 20
- Atualizado em 06/02/2020 09:37
Luto no cinema
Morreu ontem, aos 103 anos, um dos rostos mais icônicos do século 20: Kirk Douglas. Entre outros clássicos, como “Spartacus” e “Glória Feita de Sangue”, do mestre Stanley Kubrick (1928-1999), estrelou o maior filme sobre jornalismo já feito: “A Montanha dos Sete Abutres”, de outro mestre, Billy Wilder (1906-2002). Kirk era pai do ator e produtor Michael Douglas. Era considerado uma lenda do cinema e o último sobrevivente da era de ouro de Hollywood. Indicado ao Oscar três vezes, o galã se aposentou depois que passou a ter dificuldades para falar, devido a um AVC que sofreu em 1996. Ele deixa a esposa, três filhos e sete netos.
Trump absolvido (I)
O presidente americano Donald Trump foi absolvido das duas acusações pelas quais respondia no terceiro processo de impeachment da história americana. Trump foi acusado de abuso de poder e obstrução do Congresso. As denúncias contra o presidente do Partido Republicano foram votadas separadamente. Na primeira, que trata de abuso de poder, 48 senadores votaram a favor da condenação e 52 votaram pela absolvição. Mitt Romney, senador pelo estado de Utah e correligionário do presidente, surpreendeu a todos ao votar favorável à condenação na primeira denúncia.
Trump absolvido (II)
A decisão do senador Mitt Romney fez com que ele entrasse para a história como o primeiro senador a votar a favor do impeachment de um presidente do próprio partido. No segundo artigo, que trata de obstrução do congresso, 47 senadores votaram pela condenação (todos do partido democrata) e 53 votaram pela absolvição. Eram necessários pelo menos 67 dos 100 votos da casa para que Trump fosse removido do cargo. O processo de impeachment foi aberto na Câmara de Deputados americana, que é de maioria democrata - o partido opositor ao de Trump - no dia 18 de dezembro de 2019.
Preocupações culturais (I)
Em matéria publicada na edição de ontem da Folha, ao anunciar que o Palácio da Cultura será reaberto neste semestre, a Prefeitura confirmou estar mantido o projeto de também instalar no espaço o Centro Municipal de Inovação. A ideia, como amplamente divulgado pela Folha, não agrada a classe cultural, que teme uma perda de protagonismo no espaço. “No tal Centro do Empreendedorismo? Sei lá o nome que deram para aquilo que apresentaram!?”, comentou no Facebook a presidente da Academia de Letras do Brasil em Campos, Sol Figueiredo. Até que a reforma enfim seja concluída, a reabertura do Palácio deve seguir dando pano para manga.
Preocupações culturais (II)
Em resposta à demanda da matéria sobre o possível retorno do acervo com mais de 30 mil livros a Campos, a Prefeitura garantiu que 70% do Palácio da Cultura serão dedicados integralmente propriamente à cultura — o restante abrigaria áreas relacionadas a inovação, tecnologia e empreendedorismo. Outra preocupação de produtores culturais é com o estado do acervo da Biblioteca Municipal, guardado atualmente no Arquivo Público, em Tocos. “Inadmissível tanto tempo sem disponibilizar a biblioteca para a população. Temo pelo estado de conservação das obras”, comentou na mesma rede social Wellington Cordeiro.
Capacitação
A Guarda Civil Municipal de Campos, em um trabalho integrado com a superintendência de Trânsito da Prefeitura de São Fidélis, proporcionou aos agentes fidelenses curso de especialização com duração de uma semana, incluindo aulas teóricas e práticas. A primeira parte prática foi feita em Campos, e a segunda, visando o aperfeiçoamento, nas ruas de SF. Com objetivo de dar mais condições técnicas aos envolvidos, o curso foi organizado pelo superintendente da pasta em SF, Waldemir Pinheiro, e a coordenadora Rakelle Almeida, com participação do comandante da guarda em Campos, Fabiano Mariano.
Obras
Também em São Fidélis, está em reta final a obra da nova rodoviária. As películas de vidro já foram colocadas, e o revestimento cerâmico entrou na fase de andamento. O prefeito Amarildo Alcântara, seu vice, José Willian de Oliveira, o presidente da Câmara dos Vereadores, Rogerinho, e secretários municipais visitaram o espaço para verificar o andamento da reforma. Outra obra que deve andar é a da quadra de esportes Humberto Lusitano Maia, também no Centro. Segundo a Prefeitura, técnicos responsáveis informaram que será concluída nesta semana a colocação das telhas da cobertura metálica.
Charge do dia:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS