Engenheiro da Nasa conta história de superação e incentiva crianças de Campos
Virna Alencar 18/09/2019 17:31 - Atualizado em 23/09/2019 13:37
“Para que os sonhos se tornem realidade são necessárias três coisas: fazer o seu melhor, gostar do que faz e acreditar em você. Se você tiver um sonho, escreva e faça como o seu objetivo. Planeje pequenos passos e será fácil conseguir o que planejou”. A mensagem é do engenheiro americano da Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (Nasa), Gabe Gabrielle, de 75 anos, que esteve nesta quarta-feira (18) no Centro Municipal de Educação Integral (Cemei) do Parque Aurora, em Campos. Ele foi recebido por dezenas de alunos do Ensino Fundamental que se inspiraram em sua história de superação.
O americano chegou ao município a convite do presidente do Clube de Astronomia Louis Cruls, Marcelo de Oliveira, que conheceu a história do americano por meio das redes sociais. Ele contou que, aos 19 anos, Gabe Gabrielle trabalhava como chapeiro no McDonald’s, a maior cadeia mundial de restaurantes de fast-food de hambúrguer, onde atuou por um ano. Após conseguir se formar em engenharia, ele foi chefe de engenharia do Comando de Operações Especiais da Força Aérea Norte Americana, engenheiro da Nasa com sucesso e, nos últimos anos, está se dedicando a viajar para contar as suas experiências a estudantes de todos os lugares do mundo.
“Gabe acabou o ensino médio e não gostava de ir para a escola, como acontece com muitos jovens do nosso país. Foi trabalhar como chapeiro, foi motorista de caminhão, motorista de ônibus e com o tempo foi percebendo que o dinheiro que ele ganhava não era suficiente para se sustentar, então, começou a se motivar por outras profissões. Um dia ele estava na praia, viu foguetes sendo lançados e disse que queria ser engenheiro da Nasa. Ele trabalhava e cursava engenharia à noite. Do ensino até se formar em engenharia foram 20 anos de luta”, disse.
O engenheiro, da Flórida, contou que a sua vinda ao Brasil tem como objetivo conversar com as crianças, falar sobre o programa espacial, mas principalmente sobre a vida, ensinando como os sonhos podem se tornar realidade. Gabe contou que no Brasil já passou por 30 cidades. “Campos reflete a impressão que tenho sobre o Brasil. As pessoas são muito gentis, amigáveis e sempre me fazem sentir como se estivesse em casa. Estou muito agradecido”, finalizou.
A coordenadora de Ciências da secretaria de Educação de Campos, Carla Sales, explicou que a palestra foi destinada a alunos do Ensino Fundamental I e II, com faixa etária de 6 a 15 anos. “A experiência dele serve de exemplo para nossos alunos. Na rede temos uma parceria com o Clube de Astronomia e muitos projetos são desenvolvidos nessa área. Temos campanhas de busca de asteroides em que nossos alunos vêm se destacando há anos, entre eles Cristian Martis e Bruna Pontes, que puderam dar nome a asteroides, o que no mundo inteiro não existe. Além disso, já tivemos oportunidade de enviar experimentos ao espaço, como ovos de Aedes aegypti, sementes de cebola e aroeira, então, avaliam o impacto da microgravidade no que eles enviam”, destacou.
O engenheiro segue com uma programação durante a semana visitando e ministrando palestras em escolas do município. Pela manhã, ele esteve no Instituto Federal Fluminense (IFF), em Guarus, e à noite observou o céu na Praça São Salvador. Nesta quinta-feira (19), estará em São João da Barra (SJB), na Câmara Municipal de Vereadores de Campos e na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); na sexta-feira (20), no Sesc, e no sábado (21), as palestras acontecem em Santa Maria Madalena e à noite na Cidade da Criança. Na segunda-feira (23), o palestrante segue para Araçatuba, em São Paulo, de onde retornará para a Flórida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS