Processo que pede cassação de Margareth do Joelson vai para pauta do TSE
27/09/2019 13:25 - Atualizado em 27/09/2019 13:47
O processo que pede a cassação da prefeita de Italva, Margareth do Joelson (PP), e seu vice, Bruninho (PV), saiu do gabinete do relator, ministro Og Fernandes, para ser colocado em pauta para julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, o TSE só publicou a pauta da próxima terça-feira (1), sem a inclusão do processo que pode alterar o cenário político da cidade do Noroeste Fluminense. No ano passado, após esgotar os recursos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Margareth chegou a ser afastada do cargo por 12 dias. Voltou à Prefeitura em 19 de dezembro do ano passado, após conseguiu uma liminar do então ministro Admar Gonzaga.
A prefeita de Italva foi condenada, em primeira e segunda instâncias, por abuso de poder político e econômico na última eleição municipal, de 2016. De acordo com a sentença do juízo de piso, em dezembro de 2017, ficou comprovado que houve promessa de emprego para eleitores em troca dos votos nos réus, além de pagamento de exame médico em troca de pedido de votos.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi movida por Leonardo Orato Rangel, o Léo Pelanca (PSC), que concorreu a prefeito e perdeu com uma diferença de 141 votos. Três dias antes da última eleição municipal, uma busca e apreensão da Justiça Eleitoral na casa da então candidata descobriu mais de 200 bonecas. Segundo denúncias, elas seriam distribuídas em troca de voto. Também foram encontrados títulos de eleitor e até contas de luz.
O blog não conseguiu contato com Margareth.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]