Feira de Oportunidades no IFF atrai empresas, profissionais e estudantes
Camilla Silva 26/09/2019 15:41 - Atualizado em 30/09/2019 14:10
Feira de Oportunidades
Feira de Oportunidades / Genilson Pessanha
Empresas, profissionais e estudantes se reúnem na Feira de Oportunidades e 7ª Mostre-se, nesta quinta (26) e sexta-feira (27), no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Campos Centro. Os eventos, organizados pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), com o apoio da Prefeitura de Campos, devem reunir cerca de 20 mil pessoas e 40 empresas, com entrada gratuita. Participaram da cerimônia de abertura, na tarde desta quinta, o reitor do IFF, Jefferson Manhães; a vice-prefeita de Campos, Conceição Santana; e a prefeita de São João da Barra, Carla Machado.
— Essa é uma iniciativa que já foi só do IFF e agora a gente retoma com todas as universidades. Uma coisa importante que nós estamos fazendo aqui na Mostra-se é apresentar para a sociedade que, além da gente estar preparando talentosos profissionais, nós estamos também apresentando soluções tecnológicas que as instituições de ensino estão desenvolvendo para os desafios das empresas, dos governos e da sociedade. A Feira de Oportunidades é isso, a oportunidade é boa quando todos ganham. A empresa ganha quando se apresenta e encontra o talento que ela precisa. Bom também para o estudante que está querendo ampliar os seus horizontes de oportunidades — explicou Jefferson Manhães.
Uma das pessoas que procurou uma oportunidade foi João Vitor de Carvalho, tecnólogo em Manutenção Industrial e graduando em Sistema Informações do IFF. “Geralmente as empresas estão distantes da gente e, quando estamos atrás de vagas, não sabemos como chegar a elas. Hoje a gente tem a oportunidade de conhecer mais sobre a empresa, poder deixar nosso currículo e participar das palestras técnicas”, comemorou João Vitor de Carvalho.
A contratação de mão de obra local é uma prioridade para o Porto do Açu, que está em um dos estandes na feira, afirma Thiago Correa, gerente-geral do RH. Ele afirma que são cerca de 7 mil pessoas trabalhando no complexo portuário em São João da Barra em três empresas, 70% delas são da região. Perguntado se encontrada dificuldades de encontrar profissionais, ele afirmou que é um mito falar que não existem pessoas qualificadas para exercer funções.
— Campos e São João da Barra têm essa característica positiva de que os jovens têm uma formação robusta. Nós encontramos profissionais qualificados para atuar na região — afirmou Thiago Correa. Ele avalia que o segmento de óleo e gás é um mercado promissor para região. “Esse segmento, sem dúvida, a gente acredita que crescerá dentro do complexo. A construção civil gerará muitas oportunidades durante muito tempo ainda. O complexo já é uma realidade, está operando efetivamente há 5 anos, mas continua em desenvolvimento”, completou.
Feira de Oportunidades
Feira de Oportunidades / Genilson Pessanha
Municípios atentos à geração de emprego
A Mostre-se, evento tradicional do IFF Centro, é ampliada na edição deste ano com a realização da Feira de Oportunidades e a integração com o Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), tendo como objetivo principal a articulação entre empresas, estudantes e profissionais para oportunidades de estágio e emprego.
— A prefeitura está muito feliz de ter colaborado, de estar participando da Feira. O nosso governo aposta na inovação. Eu tenho certeza que com essas empresas e com as instituições que estão aqui, quem sabe a oportunidade surge daí para esses jovens que aí estão. É tudo que queremos, tudo o que desejamos — afirmou a vice-prefeita de Campos, Conceição Santana.
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, também esteve na abertura do evento. “Ficaremos satisfeitos quando nós tivermos oportunidade de trabalho para todos os nossos munícipes, para essa juventude que estuda no IFF, que estuda em outras escolas, para que a gente tenha certeza de um futuro melhor para esses que se esforçam. O conhecimento é o maior bem que o cidadão pode ter e hoje é muito importante a participação das universidades aqui, que são as responsáveis pela transmissão do conhecimento, e das empresas”, comentou.
Evento conta com expositores, palestras e espaço de inovação
Em uma área de 1000m², no espaço externo do campus, estão sendo montados 57 stands, onde empresas e instituições de ensino estarão presentes. São 40 empresas já confirmadas e com oferta de bolsas, processos seletivos de contratação entre outras oportunidades. 
Como novidade da edição deste ano, o espaço intitulado “Soluções Tecnológicas” terá a apresentação de 90 produtos/serviços desenvolvidos pela comunidade acadêmica nas áreas de Agricultura, Indústria, Ensino, Educação, Serviço, Saúde e Social. Os projetos serão apresentados por meio de protótipos, softwares, vídeos ou explicações orais; haverá ainda um espaço para reuniões e networking.
Já nos três auditórios do campus (Miguel Ramalho, Reginaldo Rangel e Cristina Bastos) serão realizadas 24 palestras técnicas ministradas por representantes das empresas em suas áreas de atuação. 
Feira de Oportunidades
Feira de Oportunidades / Genilson Pessanha

ÚLTIMAS NOTÍCIAS