Lagoa Feia ganha trabalho de limpeza
15/08/2019 21:53 - Atualizado em 26/08/2019 14:05
Começou nesta semana a limpeza de seis portos da Lagoa Feia, na localidade de Ponta Grossa dos Fidalgos, no distrito de Tocos. O trabalho, feito com uma máquina long reach, é para facilitar a atividade pesqueira. Nos últimos dias, a vegetação arrastada pelo vento Sul obstruiu os pontos de saída e chegada dos barcos.
— São mais de 300 pescadores cadastrados na associação local, que estavam com muita dificuldade para exercer suas atividades. Para entrar na lagoa e retornar aos portos eles estavam abrindo “picada” com foices e facões na vegetação, perdendo um tempo enorme. Com a limpeza, eles vão poder retornar às atividades normais — explica o subsecretário municipal de Pesca, José Roberto Pessanha, o Betinho.
A previsão é de que o trabalho seja concluído entre quatro dias e uma semana. O material orgânico retirado, na maior parte formado por taboa, é colocado na própria margem e, com o tempo, acaba absorvido pela vegetação ciliar.
Pescadores ajudam no trabalho, puxando a vegetação mais afastada da margem, usando um cabo de aço para amarrar o material à pá da máquina.
— O esforço conjunto é para desobstruir os seis portos o mais rapidamente possível, porque a pesca ainda é uma das principais atividades da economia local e, qualquer coisa que interfira no processo, acaba gerando algum prejuízo — concluiu José Roberto.
Canal - Em julho, através da Secretaria de Agricultura, a prefeitura realizou o trabalho de limpeza do Canal dos Coqueiros, no Matadouro, próximo à Avenida Alberto Lamego, ação que será levada até Goitacazes e tem a autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Para o trabalho foram utilizados escavadeira hidráulica (Long Reach) e dois caminhões basculantes — ambos cedidos pela concessionária — fazendo a remoção da vegetação de todo canal.
Segundo o secretário Robson Vieira, a vegetação estava obstruindo o escoamento da água do rio Paraíba do Sul para o Canal dos Coqueiros.
O diretor da Asflucan, Luiz Marcos Barreto, explicou que o trabalho é de grande relevância, pois auxiliará na irrigação da cana de açúcar para região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS