Programa de startups a caminho em Campos
17/06/2019 21:17 - Atualizado em 02/07/2019 15:56
O programa de fomento das startups será lançado nas próximas semanas pela Prefeitura de Campos, através da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Nos próximos dias, em data ainda a ser definida, uma reunião no Rio na sede da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação contará com a assinatura do acordo de cooperação técnica e científica para a implantação do programa, que seguirá modelo da Startup Rio.
O edital campista está em fase final de elaboração e estabelecerá como critérios básicos para os selecionados que sejam ideias inovadoras de moradores de Campos, viáveis e com potencial para a geração de empregos.
A ideia inicial é que seis projetos sejam selecionados e cujos empreendedores recebam suporte técnico para o desenvolvimento da proposta e uma bolsa mensal durante um ano.
O Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e a TecCampos são parceiros do programa. O objetivo é fortalecer o ambiente de inovação na cidade, alinhado com outras políticas implementadas pela Prefeitura, como a linha de microcrédito do Fundecam Inovação e a criação do Centro Municipal de Inovação, a ser inaugurado até o início do ano que vem.
— O programa de apoio às startups é mais uma iniciativa em diversificar negócios e gerar empregos na cidade. Como polo regional de educação, Campos é um solo fértil para a inovação. O edital está em fase final, faltando algumas definições, mas a previsão é que este primeiro ofereça seis vagas e para cada novo empreendimento selecionado até duas bolsas de empreendedorismo a serem custeadas por recursos próprios do Fundecam — detalhou o superintendente de Tecnologia, Ciência e Inovação de Campos, Romeu e Silva Neto.
Os valores das bolsas de inovação serão divulgados no edital. O objetivo é ajudar no custeio do desenvolvimento do projeto. Dentro de 12 meses os projetos serão acompanhados pela incubadora de startups Tec Campos e, no fim do período, as formalizadas serão encaminhadas para as linhas de microcrédito do Fundecam.
A assinatura do termo de cooperação com a secretaria estadual visa alinhar o modelo a ser desenvolvido em Campos às iniciativas do Estado do Rio, que montou a Startup Rio para acompanhar e fomentar a inovação no Rio de Janeiro.
No início do ano, o prefeito Rafael Diniz recebeu o coordenador do programa Startup Rio, Paulo Espanha, e representantes das universidades públicas de Campos para tratar da parceria de diversos setores e da apresentação de projetos para o desenvolvimento tecnológico no município. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS