"Chico Buarque - Meu Caro Amigo" no Cineclube Goitacá
Celso Cordeiro Filho 25/06/2019 18:19 - Atualizado em 02/07/2019 15:39
Quem for hoje (26), às 19h, ao Cineclube Goitacá, vai poder assistir o documentário “Chico Buarque — Meu Caro Amigo”, dirigido por Roberto de Oliveira, lançado em 2005, como parte de uma coletânea de DVDs enfocando a trajetória musical do autor de “A Banda” e outros sucessos de âmbito nacional e até mesmo internacional. Na apresentação o professor e pesquisador de cultura popular, Marcelo Sampaio.
Antes de apresentar o trabalho de Roberto de Oliveira, Marcelo adiantou que vai apresentar um curta. Sobre a decisão de mostrá-lo, ele explica: “Vou começar a noite apresentando o curta-metragem ‘Chico Buarque’, um trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração de Bauru, em São Paulo, que foi realizado por Luciana Pires e Amanda Mageste. Apesar de bastante factual, com várias análises sobre a contextualização histórica da obra do Chico Buarque, possui uma narrativa poética que emociona principalmente quando aborda fatos da sua vida pessoal e termina com um depoimento sensacional dele a respeito de internet e redes sociais”.
Sobre as características do filme dirigido por Roberto de Oliveira, Marcelo explica que se trata de um documentário que foi lançado em 2005 junto como outros onze DVDs. “Cuida basicamente da relação de Chico Buarque com os seus parceiros mais constantes, que como ele são também grandes nomes da música popular brasileira. Conduzido por falas pontuais do próprio Chico Buarque mostra como surgiram algumas composições e toda a sua relação afetiva com a cidade do Rio de Janeiro”, disse.
Ao ser indagado como situar a obra de Chico dentro da música popular brasileira, ele foi taxativo: “Considero Chico Buarque de Hollanda o melhor compositor brasileiro de todos os tempos, o que não é pouco pelo excelente nível de compositores do nosso país. Por isso, não poderia deixar de apresentar esta sessão dupla para homenageá-lo, exatamente uma semana após ele ter completado 75 anos de idade. Além da sua obra de qualidade inquestionável tanto em melodia, letra, ritmo e harmonia; seus posicionamentos na vida sempre lutando dos lados certos das lutas o fazem um ser humano admirável”.
Quanto à participação de Chico na literatura, Marcelo informou que é anterior à música. E dá detalhes:” Ele mesmo considera sua formação mais literária do que musical e disse um dia que desde sempre livros são paredes que sustentam casas e que sem eles tudo pode desabar. É uma metáfora fantástica assim como a sua escrita literária que lhe rendeu os Prêmios Jabuti com os livros ‘Estorvo’, ‘Budapeste’ e ‘Leite Derramado’, para mim o melhor escrito por ele, e este ano o Prêmio Camões, talvez o maior reconhecimento da literatura em língua portuguesa”.
O Cineclube Goitacá está localizado na sala 507, do edifício Medical Center, localizado na esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro da cidade. Após a exibição, haverá um bate-papo com a plateia e Marcelo acrescentou, ainda, que “entre as maravilhas que veremos e ouviremos na noite estão momentos de Chico Buarque na intimidade com Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Gal Costa e Dorival Caymmi; apresentações musicais antológicas dele com Edu Lobo, Toquinho, Elis Regina e Francis Hime; sem falar nas imagens arrebatadoras da orla da Zona Sul carioca e da Bibliotheca Nacional, situada no Centro do Rio de Janeiro. Homenagear um intelectual e artista tão completo como Chico Buarque é tanto um prazer como uma honra para o Cineclube Goitacá”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS