Alerta de risco com baixa adesão
Camilla Silva 17/12/2018 22:01 - Atualizado em 18/12/2018 15:40
Um ano após o lançamento do serviço de alerta de risco por celular realizado pela Defesa Civil do Rio de Janeiro, apenas 2,5% dos campistas se cadastraram. Pelo sistema, o usuário passa a receber, direto no celular, avisos sobre alagamentos, deslizamentos e outros desastres naturais que possam ocorrer perto do seu endereço. Para ter acesso, os interessados devem responder à mensagem de SMS enviadas pelas operadoras de telefonia móvel, através do número 40199, enviando o seu Código de Endereçamento Postal (CEP). Aqueles que não receberem a mensagem também podem fazer o cadastro, enviando o número do CEP para ao número 40199.
Em Campos, 11.814 pessoas já realizaram inscrição no serviço, segundo dados da Defesa Civil. O número ainda é pequeno perto do número total de habitantes, 463.731 segundo o IBGE. Moradores de todos os municípios do estado do Rio de Janeiro podem se cadastrar.
Segundo a Defesa Civil, o serviço é gratuito e tem o objetivo de orientar a população, principalmente a partir deste fim de semana, com a chegada do período das chuvas de verão.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil Estadual, Joelson Oliveira, afirmou que o plano de prevenção contra desastres naturais na região Norte e Noroeste pontuou que temos risco potencial de sofrer inundação, enxurrada, deslizamento, alagamento e estiagem.
— O acesso às informações garante que as pessoas tenham uma maior capacidade de reação aos perigos causados pelas fortes chuvas ou cheia de rios, por exemplo — comenta.
Iniciativa — O serviço de envio de informações de desastres foi lançado no ano passado e é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações e operadoras de telefonia móvel. Na primeira, foi implantado no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
O Japão já conta com o serviço há 11 anos e mais de 20 países, entre eles Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS