Liminar proíbe torcida do Goyta em jogos da Seletiva
23/12/2018 16:35 - Atualizado em 26/12/2018 16:23
Em decisão liminar, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), Marcelo Jucá, atendeu ao pedido da Procuradoria e determinou que o Estádio Jânio de Moraes (Laranjão), do Nova Iguaçu, seja interditado e a torcida do Goytacaz proibida de frequentar os jogos do clube tanto como mandante, quanto como visitante. A medida foi tomada após confusão na partida de estreia da Fase Preliminar do Campeonato Carioca, que ocorreu nesse sábado (22), onde houve tentativa de invasão, intimidação e tiros de arma de fogo.
Com a liminar, a tendência é que o clássico campista da próxima quinta-feira (27), pela segunda rodada da Seletiva, aconteça apenas com torcida alvinegra. A partida entre Goytacaz e Americano está marcada para as 17h, no estádio Ary de Oliveira e Souza, em Campos. Cabe recurso da decisão ao Goyta.
Nova Iguaçu e Goytacaz estrearam nesse sábado na Fase Preliminar do Campeonato Carioca de 2019 e a vitória por 2 a 1 do time da Baixada Fluminense ficou manchada por uma confusão que teve origem na discussão entre a torcida do Goytacaz e o goleiro do próprio clube, Paulo Henrique.
Após o término da partida, torcedores da equipe de Campos tentaram tirar satisfações com o goleiro no vestiário, que fica próximo da saída das arquibancadas. No meio da confusão foram ouvidos tiros de arma de fogo que teriam sido disparados pela segurança particular do Nova Iguaçu.
“Faltam condições de segurança na arena que se pretende a interdição, além de que a torcida do visitante não poderia, sob hipótese alguma, agir no ímpeto de agredir um atleta do próprio clube e ainda mais em uma área reservada, onde o acesso é proibido. Os fatos ocorridos na data de ontem são extremamente lamentáveis e refletem o que existe de pior no esporte. É inadmissível que em uma arena esportiva frequentada por crianças, famílias, idosos e torcedores em geral, seguranças privados estejam armados e o pior, que efetuem disparos, seja qual for o motivo. O Nova Iguaçu utilizou meios temerários para conter a desordem causada pelo visitante, o que poderia ter causado uma tragédia sem precedentes para o futebol do Estado do Rio de Janeiro. No que se refere ao Goytacaz esse provou que seus torcedores não possuem condições de frequentar arenas esportivas e se na qualidade de visitantes agiram dessa maneira, evidente o risco de como mandantes praticarem condutas ainda mais graves”, relata, no despacho, Marcelo Jucá
O presidente também solicitou que o Nova Iguaçu informe o nome dos seguranças particulares presentes na ocasião e da empresa contratada, se for o caso. A decisão deverá ser mantida até que o julgamento do processo ou reexame da questão.
Em nota, o Nova Iguaçu se pronunciou sobre o ocorrido.
“O Nova Iguaçu Futebol Clube esclarece que, após a tentativa de invasão de torcedores do Goytacaz aos vestiários da equipe visitante no Estádio Laranjão, logo após o término do jogo, toda a equipe de seguranças particulares do Nova Iguaçu foi acionada e evitou que algo acontecesse de mais grave. Policiais militares também foram chamados para contornar a situação e, felizmente, ninguém ficou ferido. A própria diretoria do Goytacaz agradeceu ao Nova Iguaçu por ter protegido seus jogadores, comissão técnica e dirigentes”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS