Decisão de presença das torcidas no Goyta-Cano sairá nesta quarta
Matheus Berriel 25/12/2018 15:29 - Atualizado em 26/12/2018 16:22
Faltando apenas dois dias para o clássico pela segunda rodada da Seletiva do Campeonato Estadual, Goytacaz e Americano ainda não sabem se poderão contar com o apoio de suas torcidas, quinta-feira (27), às 17h, no estádio Ary de Oliveira e Souza. O Goyta entrou com um pedido de suspensão da liminar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ) que proibiu a presença de torcedores alvianis nos jogos, devido à confusão protagonizada no Laranjão, em Nova Iguaçu, no último sábado (22). O julgamento deve acontecer até 12h desta quarta (26). Caso a liminar não caia, todos os jogos no Aryzão terão que ocorrer com os portões fechados, por determinação da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), "em razão da dificuldade natural de controlar o acesso" dos adeptos do clube da rua do Gás.
Na tarde desta terça-feira (25), em pleno feriado de Natal, chegou a ser criado um burburinho nas redes sociais de que a liminar teria caído. Contudo, a informação foi negada pelo coordenador técnico do Goytacaz, Paulo Henrique de Oliveira. “Já foi entrado com mandado de suspensão, mas ainda não foi julgado. No momento, ainda não caiu. Se Deus quiser, até amanhã vai cair”, disse Paulo Henrique.
Na segunda-feira (24), o Goytacaz usou o Facebook para fazer uma convocação aos representantes de suas torcidas organizadas, que assinassem um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta. No modelo do termo divulgado pelo clube, os torcedores organizados deveriam se comprometer a "manter a paz nos estádios e em suas cercanias onde houver jogos do Goytacaz"; "respeitar todas as torcidas"; " defender e elevar a imagem do Goytacaz, de todos os seus patrocinadores e parceiros comerciais, observando as regras de boa conduta"; "abster-se de praticar qualquer ato contrário à probidade, à moral e aos bons costumes que possam fomentar / incentivar a violência entre as torcidas”; "não emitir qualquer juízo de valor ou opinião, bem como praticar qualquer ato em público e/ou rede social contrário aos interesses comerciais de patrocinadores ou parceiros comerciais do Goytacaz"; e "respeitar integralmente as regras insertas no Estatuto de Defesa do Torcedor".
— Alguns compareceram. Outros, não. Os que vieram, assinaram o termo, que foi encaminhado ao TJD. Aqueles que promoveram o ato infeliz lá em Nova Iguaçu, eu pedi a suspensão da entrada deles no estádio. Já denunciei todos ao TJD. Estou confiante de que a torcida vai ser liberada. A gente depende de uma caneta e um pensamento do presidente do TJD. É uma decisão monocrática, que ele tem que dar até 12h de amanhã — afirmou o presidente do Goytacaz, Dartagnan Fernandes.
Com ou sem torcida, o clássico de quinta-feira será decisivo para o futuro de Goytacaz e Americano na Seletiva. Atualmente, o Cano é o vice-líder, com três pontos, enquanto o Goyta ocupa a vice-lanterna. Uma vitória alvinegra deixaria a classificação à fase principal bem encaminhada, causando, consequentemente, uma iminente eliminação alvianil. Por outro lado, um triunfo do Goytacaz representaria o renascimento na Seletiva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS