Vendas de Natal tem melhor desempenho desde 2014
Jane Ribeiro 26/12/2018 15:07 - Atualizado em 03/01/2019 16:34
Antônio Leudo
O Natal de 2018 foi o melhor dos últimos três anos. Essa foi uma afirmação da diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, que comemorou com os empresários o fato de ter ultrapassado a expectativa para o período, conforme o balanço parcial das vendas. Ontem, o dia foi de troca de produtos em várias lojas, com movimento acima do normal.
O mesmo foi confirmado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O crescimento a nível nacional foi de 2,66%, na comparação com o ano anterior, e para o país este é o melhor desempenho desde 2014.
O gasto médio do brasileiro com os presentes de Natal foi estimado em R$ 115,9. A previsão é de que a data tenha movimentado R$ 53,5 bilhões na economia. De acordo com o diretor da CDL, Nilton Miranda, os lojistas estão satisfeitos com o movimento de Natal.
— Foi o melhor dos últimos três anos. Já no início de dezembro o movimento nas lojas mostrava que este ano seria diferente. A razão é difícil de se afirmar, mas a notícia de que a Prefeitura pagaria o décimo terceiro salário antes do Natal foi um dos fatores que contribuíram para esse sucesso. Não há um empresário insatisfeito — afirmou ele.
Essa satisfação foi confirmada por Antônio Pessanha, gerente de uma loja de informática.
— Vendemos muito bem nesse Natal, tanto que estamos com o estoque praticamente zerado e vamos ter que repor com a máxima urgência porque temos ainda alguns dias para o fim de ano, prazo que muitas pessoas aproveitam para comprar — declarou o gerente.
Pesquisa — A pesquisa do SPC Brasil levou em consideração as consultas para vendas a prazo entre os dias 4 e 24 de dezembro deste ano, período mais lucrativo do ano para o varejo. No ano passado, foi registrada alta de 2,13%. Nos anos anteriores, houve uma sequência de quedas: -2,29% (2016), -4,16% (2015) e -8,3% (2014).
Troca — Dezenas de comerciantes tiveram ontem as lojas lotadas de pessoas que vieram trocar os presentes de Natal. A esperança de muitos lojistas é que, durante a troca, o consumidor aproveite para gastar um pouco mais. Ontem, o movimento foi considerado acima do normal. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS