Série B1: Americano vence o Friburguense e garante vaga na final
Matheus Berriel 04/07/2018 18:45 - Atualizado em 05/07/2018 14:24
“Aqui em Campos, ninguém ganha do Canão”. A música da torcida que vem embalando o Americano na Série B1 do Campeonato Estadual continua valendo. Nesta quarta-feira, o time alvinegro fez 2 a 0 no Friburguense, no estádio Ângelo de Carvalho, e garantiu vaga na final da Taça Santos Dumont. A vitória foi a oitava consecutiva na competição. Cláudio Maradona e Marcus Vinicius anotaram os gols. A decisão do primeiro turno está marcada para o próximo sábado (07), às 15h, a princípio no mesmo local. Está confirmado o mando de campo para o clube campista, mas pode haver mudança no estádio. O adversário será o Tigres do Brasil, que bateu o America por 1 a 0, no Rio.
Com apenas três minutos de jogo, Cláudio Maradona colocou o Americano na frente. Acionado em profundidade por Maikon Aquino, o atacante teve toda a liberdade para avançar e tocar na saída do goleiro Luiz Felipe.
Apesar do gol sofrido tão cedo, o Friburguense não sentiu. Tanto é que teve duas grandes chances de empatar, mas Dedé finalizou por cima em ambas as ocasiões. Melhor para o Americano, que aos poucos construiu um domínio. Acabou premiado aos 40 minutos. Em lance iniciado pelo goleiro Luiz Henrique, Bruno Vianna entrou na área e tocou para George, que foi derrubado quando já driblava o goleiro. Marcus Vinicius cobrou o pênalti com categoria, deslocando Luiz Felipe para fazer 2 a 0. O terceiro ainda quase saiu antes do intervalo, mas o goleiro do Friburguense conseguiu interceptar um cruzamento rasteiro de Cláudio Maradona para Maikon Aquino, que foi parar dentro do gol, mas sem a bola.
Na segunda etapa, a partida ficou mais equilibrada. Apesar de o Friburguense ter começado tomando a iniciativa, o Americano logo se reencontrou, apostando nos contra-ataques para surpreender o adversário. Mais de uma vez, Cláudio Maradona foi lançado e passou pela marcação, mas a torcida teve que lidar com várias marcações de impedimento por parte da arbitragem, algumas até equivocadas.
Se o terceiro gol não saiu, as rápidas investidas alvinegras causaram duas expulsões. Primeiro Sérgio Gomes pegou Cláudio Maradona sem bola e levou seu segundo cartão amarelo, seguido pelo vermelho. Depois, foi a vez de Bidu ser mandado mais cedo para o chuveiro, por falta em contra-ataque puxado por Bruno Vianna. Daí em diante, foi só esperar o apito final.
A notícia ruim ficou para a saída do meia Vandinho, nos minutos finais, sentindo pontadas em uma das pernas. O atleta será reavaliado no Centro de Treinamento do Americano durante a preparação da equipe para a final.
Maikon Aquino destaca trabalho coletivo
Um dos artilheiros da Série B1, com oito gols, Maikon Aquino foi substituído por Luan no começo do segundo tempo. Após a partida, ele concedeu entrevista à Folha da Manhã e tratou de tranquilizar a torcida.
— O torcedor pode ficar aliviado. Foi só um cansaço mesmo. Natural, o professor Josué Teixeira preferiu me preservar. Eu pedi para voltar, mas ele pediu para eu me preservar, porque sábado a gente sabe que precisa de mais do que 100% para sair campeão. Se Deus quiser, vai dar tudo certo — disse o jogador, que já balançou a rede oito vezes na competição.
Apesar de não ter deixado seu gol contra o Friburguense, Maikon Aquino brigou muito no ataque e deu o passe para Cláudio Maradona abrir o placar.
— Eu sempre falo que a prioridade é o Americano. A artilharia vem com o trabalho, vem naturalmente. Se eu não fizer gol, mas o Americano sair com os três pontos, para mim, é o que importa. Isso aconteceu hoje. Pude dar uma assistência para o Maradona, ele foi muito feliz ao fazer o primeiro gol e ajudar nossa equipe — afirmou o paranaense.
Considerado um dos melhores jogadores do time, junto a Cláudio Maradona, Maikon Aquino prefere destacar o coletivo. “Temos que ressaltar o trabalho de toda a equipe. A gente está lá na frente, fazendo os gols, mas também depende da parte defensiva, de todo o trabalho que o professor Josué vem fazendo com a gente. Agora é descansar, porque vai ser um grande jogo contra o Tigres no sábado”, encerrou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS