Rafael Diniz recebe agrônomo responsável pela criação do Tomatec
04/07/2018 19:12 - Atualizado em 05/07/2018 14:13
O prefeito Rafael Diniz recebeu, nesta quarta-feira (4), o agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) José Ronaldo de Macedo, um dos criadores do Tomatec, projeto de plantação de tomates que está sendo desenvolvido em Campos. Na pauta da reunião, um dos principais pontos foi a expansão do serviço no município, que atualmente conta com dois polos — Fazenda Santa Helena (Santa Cruz) e no Assentamento Che Guevara (Marrecas) — e mais dois (Carvão e Campo de Areia) serão ativados até o final do ano. A chegada do Tomatec a Campos faz parte da "Caravana Além dos Royalties", que mapeia as vocações locais para o desenvolvimento municipal.
— O produto e a ideia estão prontos. Temos o conhecimento acadêmico ao nosso alcance para apoiar no que for pertinente. Está fácil fazer e nós queremos, isso é o mais importante. Nos governos anteriores, nunca houve diálogo. Agora, isso mudou. A prefeitura é o primeiro parceiro, principalmente em projetos que levam a cidade a pensar além dos royalties — destacou Rafael Diniz.
Acompanhado do vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) e coordenador da Caravana, Marcel Cardoso, José Ronaldo também visitou as plantações da Fazenda Santa Helena (Santa Cruz) e no Assentamento Che Guevara. O agrônomo desenvolve pesquisas na Embrapa desde 1990 e auxilia a desenvolvimento do Tomatec em várias cidades do país. Em Campos, após conversar com os produtores, ele fez uma avaliação positiva da implantação do projeto em Campos.
— Estamos discutindo as ações para, além da comercialização, a garantia do selo de qualidade. Amostras de tomates foram recolhidas pelo engenheiro agrônomo Evaristo Mesadina, da Defesa Sanitária Vegetal, órgão da Defesa Agropecuária, ligada à Secretaria Estadual de Agricultura, para fazer análise de resíduos na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Caso a presença de resíduos seja negativa, os produtores ficam aptos a terem o selo, podendo sair o processo embasado para os supermercados com o selo Tomatec — explicou José Ronaldo.
Ainda de acordo com o agrônomo da Embrapa, o tomate é a segunda maior hortaliça consumida no mundo. “O estado do Rio de Janeiro exporta muito tomate. A região Norte Noroeste é uma região que tem aptidão nata de solo e clima para produzir nessa época. Compondo o conjunto de outras culturas, além de gerar mão de obra, complementa a ação de diversificação dos produtos aqui na região”.
A primeira plantação do Tomatec em Campos foi realizada em abril, com mil pés em uma área de 720m², na Fazenda Santa Helena, propriedade do produtor Vando Alves. A expectativa é que a colheita seja iniciada ainda neste mês. Já o segundo plantio foi em junho, pelo produtor Wagner Batista, proprietário do lote de 600 m² em Marrecas, na Baixada Campista. O projeto é realizado no município em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFR-RJ), o grupo de produtores rurais Fórum AgroNorte e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-RJ). O sistema não utiliza agrotóxicos e ensaca os frutos para evitar insetos, promovendo ainda a conservação do solo e o uso racional da água.
— A visita da Embrapa ajuda a fortalecer a parceira com o município, já que, além da visita às duas unidades, discutiu-se ações para a diversificação de outras culturas. Através da Embrapa e convênio com a Universidade Rural, outros projetos serão elaborados, já testados pela Embrapa, para pensarmos além dos royalties — afirmou o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município (Codemca), Marcel Cardoso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS