Toffoli assume presidência do Supremo durante recesso
04/07/2018 21:07 - Atualizado em 05/07/2018 14:33
O ministro José Antonio Dias Toffoli vai assumir o Supremo Tribunal Federal (STF) durante o recesso do Judiciário. Está prevista para o fim de julho uma série de viagens internacionais do presidente Michel Temer. Com isso, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, deve assumir a Presidência da República e deixar seu vice-presidente, ministro Dias Toffoli, à frente do Supremo. Será uma prévia do quadro a partir de setembro, quando Toffoli assume de vez o cargo.
Como neste mês a Corte está em recesso, todos os processos que chegam ao tribunal vão direto para a mesa do presidente em exercício do STF.
Visão — Toffoli assume a cadeira de presidente do STF em 12 de setembro, mês que antecede as eleições gerais, marcadas para outubro. Ele vai ocupar o lugar da ministra Carmen Lúcia. Advogado, ele foi indicado ao Supremo pelo então presidente Lula, em 2009.
No julgamento do Habeas corpus do ex-presidente, Toffoli demonstrou que tem uma visão diferente da atual presidente da Corte, que se recusou a pautar a prisão em segunda instância, o que poderia beneficiar Lula. Toffoli votou a favor do HC ao ex-presidente. A expectativa é que ele coloque o tema em pauta. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS