Afastamento de Thiago Ferrugem publicado no DO
05/07/2018 11:33 - Atualizado em 06/07/2018 14:14
O Diário Oficial dessa quarta-feira (4) trouxe a notificação do vereador Thiago Ferrugem (PR) sobre seu afastamento. Ferrugem foi condenado em segunda instância na Chequinho em 14 de maio, no primeiro julgamento sem decisão por unanimidade. Os embargos de declaração foram rejeitados pelo TRE em 5 de junho. Ele poderá continuar recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas fora do cargo.
Na eleição de 2016, Ferrugem recebeu 3.959 votos. Quem deverá ser chamado para ocupar sua vaga é o odontólogo Dr. Ivan Machado, que obteve 782 votos.
No julgamento do dia 14 de maio, dois desembargadores — Nagib Slaibi e Herbert Cohn — votaram favoráveis à anulação do processo de Ferrugem e ao retorno à primeira instância, enquanto outros quatro seguiram o entendimento anterior e mantiveram a condenação.
Ferrugem foi presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ) e, posteriormente, secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, cargo do qual saiu para candidatar-se a vereador, sendo substituído por Ana Alice Alvarenga. Ele nega qualquer irregularidade.
Também já deixaram a Câmara por condenação na Chequinho os vereadores eleitos Jorge Magal (SD), Vinicius Madureira (PRP), Jorge Rangel (PTB), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB), Thiago Virgílio (PTC), Linda Mara (PTC), Kellinho (sem partido) e Roberto Pinto (PTC). Outros afastados foram os suplentes Thiago Godoy (PR), Geraldinho de Santa Cruz (PSDB) e Carlinhos Canaã (PTC).
Todos os condenados na Chequinho podem continuar recorrendo, mas fora dos cargos. O recurso de Jorge Magal já foi julgado e rejeitado pelo TSE. O recurso de Madureira estava na pauta do TSE na última sessão plenária antes do recesso do Judiciário. Porém, o julgamento ficou para a segunda sessão após a volta dos trabalhos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS