"Homem-Formiga e a Vespa" em cartaz
04/07/2018 18:45 - Atualizado em 06/07/2018 14:01
A partir desta quinta-feira (5), os cinemas de Campos estarão com novos filmes em cartaz. Entre os destaques desta semana, está “Homem-Formiga e a Vespa” (“Ant-Man and the Wasp”), uma ficção-científica estadunidense dirigida por Peyton Reed e estrelada, entre outros, por Paul Rudd, Evangeline Lilly, Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, Abby Ryder Fortson e Hannah John-Kamen.
Após auxiliar o Capitão América na batalha contra o Homem de Ferro na Alemanha, Scott Lang é condenado a dois anos de prisão domiciliar. A pena foi determinada devido à quebra do Tratado de Sokovia. Diante desta situação, Lang foi obrigado a se aposentar, temporariamente, do posto de super-herói.
Três dias antes do término do prazo, ele tem um estranho sonho com Janet Van Dyne, que desapareceu há três décadas, ao entrar no mundo quântico em um ato de heroísmo. Ao procurar o dr. Hank Pym e sua filha, Hope, em busca de explicações, Lang é rapidamente cooptado pela dupla para que possa ajudá-los em sua nova missão: construir um túnel quântico, com o objetivo de resgatar Janet de seu limbo.
De acordo com a crítica, o filme proporciona horas de diversão leve, protagonizadas pelo mais despretensioso herói da Marvel Studios. O longa-metragem segue a mesma fórmula do primeiro, “Homem-Formiga”, lançado em 2015: sem ameaças globais e intergalácticas. Nesta sequência, os personagens são movidos por questões pessoais: Scott Lang só quer cumprir sua pena em prisão domiciliar para poder retomar a vida e passar mais tempo com a filha, Cassie, enquanto Hank e Hope desejam resgatar Janet. Apesar de pouco desenvolvidos, os vilões apresentam lógica semelhante: se o mafioso Burch busca apenas lucro, a Fantasma tem justificativas particulares para suas ações.
Intérprete de Scott Lang, Paul Rudd traz charme bobo e certa ingenuidade e comicidade ao papel principal. Inclusive, a resolução de um dos pontos centrais da trama só funciona graças à interpretação do ator, beirando o deboche. A graça, todavia, não é exclusividade do protagonista.
Assim como no filme anterior, o amigo de Scott, Luis, papel de Michael Penã, rouba a maioria das cenas em que aparece. Outro dos criminosos reformados, Kurt, levado às telas por David Dastmalchian, também ganha momentos hilários. E o elenco de apoio ainda tem o acréscimo do agente Woo, interpretado por Randall Park.
Mas nem tudo é comicidade em “Homem-Formiga e a Vespa”. A história também oferece elementos dramáticos em certos momentos, como no desenvolvimento da relação entre o dr. Pym e a filha.
De volta ao posto de diretor, Peyton Reed novamente se sai bem nas cenas de ação, principalmente nas que envolvem a Vespa. A brincadeira com objetos que aumentam e diminuem de tamanho, um dos destaques do primeiro filme, é retomada. “Homem-Formiga e a Vespa” é puro entretenimento descompromissado, sem grandes sobressaltos.
Além da estreia desta semana, seguem em cartaz os filmes “Jurassic World: Reino Ameaçado” e “Os Incríveis 2”. (A.N.) (P.V.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS