Bienal do Livro de Campos será realizada em Guarus, no mês de novembro
Arnaldo Neto - Atualizado em 05/05/2022 10:03

A XI Bienal do Livro de Campos está confirmada para o mês de novembro, inicialmente entre os dias 11 e 20, e a novidade é que o evento será realizado na região de Guarus. A informação é da professora Auxiliadora Freitas, presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), que foi a entrevistada desta quinta-feira (05) do Folha no Ar, na Folha FM 98,3. Em um período marcado pela retomada das atividades culturais, ela também confirmou que o FestCampos de Poesia Falada e o Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho voltarão a ser realizados no município e acontecerão dentro da programação da Bienal.
—A Bienal vai acontecer, se Deus quiser, em novembro. Até por questão de tempo mesmo, a gente preferiu deixar para depois da eleição. E esse ano vai ter uma novidade, porque nós queremos uma Bienal de todos: e vai ser em Guarus. Um dos projetos do plano de governo e do Plano Municipal de Cultura é a descentralização da cultura. E nós vamos fazer a Bienal em Guarus para que a gente possa estar fazendo com que todas aquelas escolas do lado de lá e do lado de cá estejam participando intensamente da Bienal. Vai ser uma Bienal de todos. Eu fico até arrepiada, sabe? Eu acho que Guarus merece e nós queremos trabalhar muito para que a identidade do povo de Guarus seja conhecida por esse povo. Inclusive, estamos com as nossas historiadoras estão já pesquisando essa história de Guarus para que a gente possa estar fazendo outras atividades e outros eventos do lado de lá também — destacou a presidente da FCJOL, salientando que ainda será definido o local exato do evento.
Para a Bienal, Auxiliadora também disse que o FestCampos de Poesia Falada e o Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho, suspensos no período da pandemia, serão retomados. “Os editais com os critérios, com as normas, já estão sendo preparados para serem lançados para que aconteçam na Bienal”, salientou.
A presidente da FCJOL destacou, ainda, que, para a Bienal, já teve início “o planejamento, começando a operacionalizar todas as demandas que precisam. Estamos vendo uma curadoria, para que possa estar nos ajudando a organizar e entrar em contato com os palestrantes, artistas, livrarias. Vamos começar a ter reuniões com a Academia Campista de Letras (ACL) e a Academia Pedralva [de Letras e Artes] para que possam estar nos ajudando também. A Bienal vai acontecer, ela tem a hashtag '#conexaoleitura', porque vai passar por várias vertentes, vários blocos de organização dentro da literatura, vários temas”.
No mês passado, a Folha (aqui) havia abordado a possibilidade de realização da XI Bienal do Livro em novembro. o que agora foi confirmado pela FCJOL.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]