Prefeitura de Campos planeja realizar Bienal do Livro em novembro
Matheus Berriel 19/04/2022 17:47 - Atualizado em 20/04/2022 09:00
Após não acontecer em 2020 devido à pandemia da Covid-19, a Bienal do Livro deve voltar para o calendário de Campos neste ano. É o que planeja a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), que tem o desejo de inserir na Bienal, em novembro, outros dois tradicionais eventos culturais do município.
— A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima informa que a Bienal do Livro está em sua fase de elaboração e, possivelmente, será realizada em novembro. Durante a Bienal, a FCJOL planeja realizar o FestCampos de Poesia Falada e o Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho — diz nota da entidade emitida na segunda-feira (18), em resposta à Folha.
De acordo com a gerente de Artes e Culturas da FCJOL, Kátia Macabu, o retorno com os eventos tradicionais será o principal desafio neste início de pós-pandemia, bem como a busca por novas iniciativas culturais.
— Penso que se nós, poder público e fazedores de cultura, tínhamos um grande desafio no ano passado, de nos reinventarmos mediante às restrições provenientes da pandemia, neste ano os desafios são outros: encontrarmos as potencialidades de nosso município para realização de grandes eventos culturais, como a XI Bienal do Livro, o FestCampos de Poesia Falada, o Festival de Contos e, ainda mais, novos projetos de fomento para a cultura popular no Carnaval, nas quadrilhas, no artesanato; o I Festival de Teatro e Contação de Histórias... Tudo isso norteado pelo Plano Municipal de Cultura e o programa Culture Campos, com Horizonte — enfatiza Kátia.
Realizado nos anos ímpares, no intervalo entre as edições da Bienal, o Festival Doces Palavras (FDP!) aconteceu em setembro de 2021, mesclando atrações on-line e outras presenciais. Por outro lado, não foram realizados pela Prefeitura o FestCampos e o Concurso de Contos, sob alegação de que os recursos públicos “foram consumidos com ações de reparos emergenciais em boa parte de nossos equipamentos, encontrados com muitas demandas urgentes”. Houve promessa de que ambos vão retornar em 2022. (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS