Fé e tradição na encenação da Via Sacra no Trianon
- Atualizado em 16/04/2022 14:17
Misturando tradição, fé e emoção, a encenação da Via Sacra apresentada pelo Grupo de Teatro Sacro Dom Carlos Alberto Navarro foi a atração do Teatro Municipal Trianon nesta sexta-feira (15). apresentação marcou a volta do espetáculo aos palcos, depois de dois anos, em razão da pandemia da Covid-19. Intitulada “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo – 40 anos de evangelização”, a encenação celebrou suas quatro décadas. O evento foi promovido pela Prefeitura de Campos através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Quando as cortinas se abriram, o público que ocupava quase todos os lugares da Plateia Dom Américo, presenciou a emocionante cena da Última Ceia, reunindo Jesus (Otaviano Martins) e os 12 apóstolos. Em seguida, traído por Judas (Rodri Mendes), Cristo foi preso por soldados romanos e os guardas do templo, sendo levado ao Sinédrio, chefiado pelo sumo-sacerdote, Caifás (Pedro Fagundes), que ordenou sua condução a Pôncio Pilatos (Wilson Heindelfeder), governador romano.
No encontro com Herodes (Rodri Mendes) no Palácio onde acontece o Bacanal, Cristo foi zombado e enviado de volta a Pilatos que, provocado pelo povo, decide condená-lo. Chicoteado pelo carrasco (Pedro Carneiro), Jesus recebe a coroa de espinhos e um cetro. Arrependido da traição de seu mestre, Judas se enforca.
Carregando a pesada cruz para o Calvário, Jesus encontra-se com Sua Mãe, Maria (Dorinha Martins), emocionando o público. Em seguida, Verônica (Eliana Carneiro), comovida com o sofrimento de Jesus ao carregar a cruz, deu-lhe seu véu para que ele pudesse limpar seu rosto, que, coberto de sangue ficou marcado no tecido. Pregado na cruz, Cristo morre. Maria recebe o corpo de seu filho nos braços, enquanto retira de sua cabeça a coroa de espinhos.
Quando mulheres se aproximam do túmulo para ungir o corpo de Jesus, encontram um jovem que lhes contou que ele havia ressuscitado. Ao aparecer, com vestes brancas, Cristo mostra que venceu a morte. Junto do povo, o Filho de Deus fez a pregação que antecedeu sua ascensão aos céus, encerrando a encenação, com longos aplausos do público.
Após a apresentação, o elenco recebeu, no palco do Trianon, a presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas; o bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco e o bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Fernando Arêas Rifan.
“Foi uma encenação de emoção, nos mostrando que a obra iniciada pelo saudoso bispo de Campos, Dom Carlos Alberto Navarro, permanece viva, através de trabalho de cada um de vocês e de todos que ajudaram a escrever as páginas dessa história. Que Jesus possa renascer nos corações de todos, sempre”, disse Auxiliadora Freitas.
Fotos: Antônio Filho/Divulgação 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS