Tartaruga resgatada pela GNA no Farol é identificada no mar do Espírito Santo
Joseli Matias 28/03/2023 10:29 - Atualizado em 28/03/2023 17:16
  • Tartaruga resgatada no Farol (Foto: Divulgação)

    Tartaruga resgatada no Farol (Foto: Divulgação)

  • Tartaruga localizada no ES (Foto: Divulgação)

    Tartaruga localizada no ES (Foto: Divulgação)

  • Tartaruga localizada no ES (Foto: Divulgação)

    Tartaruga localizada no ES (Foto: Divulgação)

  • Tartaruga resgatada no Farol (Foto: Divulgação)

    Tartaruga resgatada no Farol (Foto: Divulgação)

Uma jovem tartaruga-verde (Chelonia mydas), espécie que corre risco de extinção, foi encontrada esta semana vivendo bem e saudável no litoral de Aracruz, no Espírito Santo, graças ao trabalho de educação ambiental realizado pela GNA – Gás Natural Açu, em parceria com a Fundação Projeto Tamar, junto à comunidade pesqueira.
O animal foi identificado pelo Instituto Marcos Daniel quase um ano depois de ter sido capturado incidentalmente pela rede de um pescador no Farol de São Tomé. Na ocasião, ele havia participado das ações de conscientização e comunicou a ocorrência às equipes de monitoramento, possibilitando o resgate seguro do animal que foi marcado e posteriormente devolvido ao mar.
Esse resultado positivo é fruto de um trabalho de sensibilização de pescadores sobre o uso do Dispositivo Excludente de Tartarugas nas redes de arrasto (Turtle Excluder Device - TED) e caracterização da atividade de pesca na região. 
- Apesar de sempre buscarmos isso, esse resultado nos surpreendeu pois depende de muitos fatores. Nesse caso, vencemos duas barreiras: a primeira de conquistar a confiança de alguns pescadores para nos chamar na ocorrência de uma tartaruga presa em sua rede e, a segunda, da tartaruga ser recapturada, bem e saudável em outra parte do nosso litoral! - ressalta Luana Mauad, analista de Sustentabilidade da GNA.
A GNA é uma das apoiadoras do Programa de Monitoramento das Tartarugas Marinhas (PMTM) do Porto do Açu e desenvolve uma série de iniciativas para a conservação, sensibilização e educação ambiental junto à comunidade pesqueira e moradores locais.
Fonte: GNA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]