Americano contrata atacante com passagem pelo futebol francês e volante colombiano
Matheus Berriel e Arnaldo Garcia 03/03/2022 17:53 - Atualizado em 03/03/2022 17:55
*Com Arnaldo Garcia
Mario Guerrero e Jackson
Mario Guerrero e Jackson / Fotos:Reprodução/Redes sociais
O Americano já tem os dois primeiros reforços para esta temporada. São o volante colombiano Mario Guerrero, de 22 anos, com passagens pela base do Red Bull Brasil-SP, e o atacante brasileiro Jackson, de 26, que estava no ES Le Cannet-Rocheville, da França. Ambos já foram inscritos no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Mario Guerrero, inclusive, está emprestado ao Araguacema, que atualmente disputa o Campeonato Tocantinense, e retornará ao Cano para fazer parte do elenco alvinegro na Série A2 do Campeonato Estadual, a partir de maio. Após a Segundona do Rio, voltará a ser emprestado ao Araguacema, que nesta temporada também terá pela frente a Copa Verde e a Série D do Campeonato Brasileiro. O mesmo será feito em relação a Jackson.
— É um modelo diferente de contratação, em que oferecemos um salário mais compatível com a nossa realidade, mas com cronograma para o ano inteiro — disse o presidente do Americano, Vagner Xavier. — A gente dá aos jogadores  visibilidade em uma praça mais charmosa, que é o Rio de Janeiro, e garante a eles salário um ano inteiro, fixo, sem ter que estar correndo atrás de clube a cada fim de temporada. Com isso, conseguimos pagar salários mais compatíveis com a nossa realidade — pontuou o dirigente alvinegro.
Nascido em Cáli, na Colômbia, Mario Guerrero veio do sub-20 do América de Cali para a base do Red Bull Brasil em 2021. De lá, retornou em 2019 para o clube da sua cidade-natal. Contratado pelo Americano na pré-temporada, está emprestado ao Tocantinense até o dia 8 de maio. Inclusive, já participou de três partidas do Campeonato Tocantinense.
Jackson, por sua vez, é natural de Urussanga, em Santa Catarina. Começou a carreira nas categorias de base do Atlético Paranaense. No sub-20, foi para o Figueirense. Iniciou a trajetória profissionalmente no Paranavaí, migrando para o futebol fluminense. No Rio, passou por Bonsucesso e Resende. Em 2020, também jogou no Goiânia, por empréstimo. Seu último clube foi o ES Le Cannet-Rocheville, da terceira divisão francesa, tendo atuado numa partida pela Copa da França, contra o Olympique de Marseille, em dezembro de 2021.
A parceria do Americano com o Araguacema foi uma indicação do diretor executivo alvinegro, Luciano Portela. Além de Mario e de Jackson, cujo empréstimo foi oficializado no Bira nesta quinta-feira (3), com validade até 25 de junho, também foram emprestados ao clube de Tocantins o meia Dioguinho, até 5 de maio, e o atacante Pepeu, até 15 de abril. O Americano avalia atletas do Araguacema para possível interesse em tê-los também por empréstimo, como o meia Fernando Santos, de 30 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS