Anvisa libera passageiros após identificar 28 casos de Covid-19 em navio
02/01/2022 18:09 - Atualizado em 02/01/2022 20:34
Após uma investigação comjunta da secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada neste domingo a bordo do transatlântico MSC Preziosa, foram confirmados 28 casos de Covid-19. Foram testados todos os casos sintomáticos e seus contatos próximos. De acordo com nota da SMS Rio, todos estavam isolados em setor específico da embarcação, com sintomas leves e boa evolução clínica. Foram coletadas amostras para sequenciamento genômico. Os outros passageiros puderam desembarcar. Uma médica de Campos estava no navio e chegou a publicar uma foto na rede social com a frase: "Anvisa, libera a gente". A pediatria Maria Luiza Serafim informou que conseguiu desembarcar e já retornou para Campos. O seu desembarque estava previsto para 8h30, mas só conseguiu sair do navio às 16h. 
A secretaria informou que os passageiros com casos positivos serão desembarcados por veículo seguro da empresa responsável pela embarcação. Se forem moradores do Rio de Janeiro e cidades próximas, poderão cumprir isolamento em domicílio. Se residirem fora do Rio de Janeiro serão isolados em hotéis específicos. O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) do município do Rio vai monitorar os casos de moradores da cidade.
O CIEVS do município orientou que, mesmo os que não tiveram contato com os casos positivos, devem manter quarentena por 14 dias, com reforço às medidas de proteção à vida. Caso desenvolvam sintomas de síndrome gripal, a orientação é que procurem uma unidade de saúde.
Todas as medidas sanitárias, de prevenção e controle foram tomadas em conjunto pela SMS-Rio, SES e Anvisa. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro mantém vigilância ativa e realiza o monitoramento das embarcações de navios de cruzeiro que atracam na cidade, afirma a nota.
A SMS alerta que pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há mais de quatro meses devem se dirigir aos postos de saúde para tomar a dose de reforço contra a doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS