Brasileirão termina com Flamengo vice e Fluminense na pré-Libertadores
Matheus Berriel - Atualizado em 10/12/2021 15:17
Foi movimentada a última rodada do Campeonato Brasileiro, quinta-feira (9), que teve como dois dos principais acontecimentos o rebaixamento do Grêmio à segunda divisão e a classificação do Fluminense para a Copa Libertadores da América, embora na fase preliminar. O sétimo lugar, com 57 pontos, foi assegurado pelo Flu com a vitória por 3 a 0 sobre a Chapecoense, no Maracanã, que recebeu 48.198 torcedores. David Braz, Luiz Henrique e Abel Hernández marcaram. O público foi o segundo maior do estádio no ano, atrás apenas dos 48.981 que assistiram a Flamengo 1 a 0 Corinthians, em novembro, também pelo Brasileirão.
Outro representante carioca, o Flamengo apenas cumpriu tabela, pois já sabia que terminaria com o vice-campeonato. Com reservas, inclusive alguns atletas das categorias de base, o time comandado interinamente por Maurício de Souza perdeu por 2 a 0 para o Atlético Goianiense, no estádio Antônio Accioly. Os gols foram de Toró e Lucão. Com 71 pontos, o Fla ficou a 13 do campeão Atlético Mineiro, que perdeu por 4 a 3 para o Grêmio na arena da equipe gaúcha.
Mesmo com a vitória, o Grêmio foi rebaixado graças ao triunfo do Juventude sobre o Corinthians, por 1 a 0. Desta maneira, também caiu para a segunda divisão o Bahia, derrotado por 2 a 1 pelo Fortaleza. Sport e Chapecoense já estavam rebaixados.
Além de Galo, Flamengo e Palmeiras, que já estavam confirmados, Fortaleza, Corinthians e Red Bull Bragantino também se garantiram na fase de grupos da Libertadores, assim como o Athletico Paranaense, por ter vencido a Copa Sul-Americana. Fluminense e América Mineiro terão que disputar a pré-Libertadores. A Sul-Americana de 2022 terá Santos, Cerá, Internacional, São Paulo e Cuiabá entre os seus participantes. O Juventude foi o único clube não rebaixado e que não garantiu presença em uma competição continental para a próxima temporada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS