Última etapa do Ranking Estadual de Ciclismo Contrarrelógio e 27ª Volta a São Francisco acontecem neste fim de semana
- Atualizado em 02/12/2021 16:06
Evento ciclístico virou tradição em São Francisco
Evento ciclístico virou tradição em São Francisco / Divulgação/Prefeitura de SFI
O município de São Francisco de Itabapoana vai sediar neste fim de semana duas provas valendo pontos decisivos para rankings estaduais de ciclismo. No sábado (4), acontecerá a última etapa da Copa Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) na modalidade contrarelógio, a partir das 14h. Já no domingo (5), será a vez da 23ª Volta a São Francisco na modalidade estrada, com início marcado para as 8h. Ambos os eventos têm apoio da Prefeitura.
— É uma grande honra o nosso município ser a sede de uma prova organizada pela Federação de Ciclismo do Estado. Estamos nos preparados para receber o evento com toda a segurança que se faz necessária, inclusive na parte sanitária, devido às medidas de prevenção à Covid-19. Tenho certeza de que será um sucesso e teremos ainda a oportunidade de aquecer a economia da nossa cidade neste período que antecede às festas de fim de ano — disse a prefeita Francimara Barbosa Lemos.
As inscrições para as provas terminaram na última quarta-feira (1º). Foram oferecidas vagas para atletas de ambos os sexos, federados ou não, em 26 categorias. São elas: elite, infanto-juvenil, juvenil, junior, sub-23, sub-30, master A1, master A2, master B1, master B2, master C1, master C2, master D1 e master D2 masculinas, estreante sub-40 e estreante 40+ masculinas; elite, infanto-juvenil, juvenil, junior, master A, master B, master C+, estreante sub-40 e estreante 40+ masculinas, além do paraciclismo. Haverá premiação com troféus personalizados para os cinco primeiros colocados de cada categoria.
Na prova contrarrelógio, a largada acontecerá na localidade de Guaxindiba, com percurso em direção ao primeiro quebra-molas de Buena, retornando para o ponto de partida. Ao todo, serão 15 quilômetros. Já para a prova de estrada, estão previstas distâncias de 67 e 100 quilômetros, ambas com largada no Trevo das Praias e chegada no Complexo Poliesportivo Florecilda Cerqueira de Azevedo, na localidade de Volta Redonda. 
Na última quinta-feira (2), a Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi) divulgou as interdições parciais para o fim de semana. Durante este sábado, a RJ 196 ficará fechada, das 12h às 17h, no trecho entre o Hotel Fazenda Costa do Sol e o acesso à praia de Buena. Neste caso, uma opção para motoristas e motociclistas é a RJ 224. No domingo, os trajetos incluem passagem por Guaxindiba, Manguinhos, Buena, Lagoa Doce, Retiro, Travessão de Barra, Bom Lugar, Valão Seco, Nova Belém, Ponto de Cacimba, sendo necessárias interdições em vias das 12h às 18h. Além dos agentes da Emtransfi, profissionais da Guarda Civil Municipal e de outros órgãos da secretaria municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep) também auxiliarão durante os percursos, bem como batedores da Fecierj.
— Pedimos aos condutores de veículos que estejam atentos às interdições. Se for necessário trafegar por algum trecho em que a prova estiver acontecendo, dirija com atenção e muito cuidado, seguindo sempre as orientações dos nossos agentes — pediu o diretor-presidente da Emtransfi, Luciano Coutinho.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS