Réveillon sem shows musicais em municípios do Norte Fluminense
Matheus Berriel 28/12/2021 19:38 - Atualizado em 29/12/2021 12:10
Queima de fogos foi confirmada no Farol de São Thomé, mas sem shows
Queima de fogos foi confirmada no Farol de São Thomé, mas sem shows / Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
A variante Ômicron da Covid-19, que já tem pelo menos 74 casos confirmados no Brasil, e o surto da gripe H3N2 motivaram a não realização de grandes eventos no Réveillon em todo o Norte Fluminense pelo segundo ano consecutivo. Assim como em 2020, quando a vacinação contra o coronavírus ainda não havia começado no país, não haverá shows musicais nos municípios da região na madrugada do próximo sábado (1º). Em Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis, Quissamã, Macaé e Conceição de Macabu, estão previstas apenas queimas de fogos, ao contrário de São João da Barra e Carapebus, onde não haverá sequer os tradicionais shows pirotécnicos. No caso específico de Carapebus, a medida foi tomada pelo novo prefeito, Bernard Tavares, como forma de reduzir gastos. Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Cardoso Moreira não divulgou se realizará evento para a chegada do novo ano. Já na Região dos Lagos, um dos destinos mais comuns da população campista, Cabo Frio, também confirmou apenas queima de fogos.
Em Campos, a não realização dos shows musicais na noite de sexta-feira (31) e madrugada de sábado foi anunciada pelo prefeito Wladimir Garotinho desde o dia 30 de novembro, durante homenagem feita pela secretaria municipal de Saúde aos profissionais da linha de frente contra a Covid-19 que atuaram no Hospital da Beneficência Portuguesa, onde funcionou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCCC). Em entrevista à Folha FM 98,3, no último dia 17, publicada na edição do dia seguinte (18) na Folha da Manhã, Wladimir voltou a falar sobre o tema.
— Diferente do Rio de Janeiro, capital, onde a queima de fogos é a principal atração, não é o caso aqui de Campos, não é o caso na praia do Farol e nem em Lagoa de Cima. Geralmente, o que leva o público são os eventos, são os shows nacionais que a Prefeitura sempre promove. Nós vamos fazer, sim, uma queima de fogos simbólica. Não vamos ter evento algum no Réveillon, para evitar aglomeração — afirmou o prefeito de Campos.
Na mesma entrevista, Wladimir informou que cerca de 34 mil pessoas ainda não haviam se vacinado contra a Covid-19 até então. Por outro lado, confirmou a programação de verão no Farol de São Thomé e em Lagoa de Cima, em parceria com o Sesc.
— Eu faço aqui um apelo, mais uma vez, para que essas pessoas se vacinem, busquem o posto de vacinação mais próximo. Hoje, não temos mais fila alguma, é só chegar ao posto que vai ser vacinado. Então, quanto ao Réveillon, Campos foi a primeira cidade da região a adotar essa postura. Quanto à programação de verão, nós teremos, sim, com artistas locais, porque eu pedi isso ao Sesc, inclusive. Ao invés de trazer nomes nacionais, vamos priorizar a cultura local, os artistas locais, que sofreram tanto por não poderem trabalhar durante a pandemia. Eles (do Sesc) têm lá uma curadoria que avalia as bandas, os ritmos. E vamos fazer muita força nos eventos esportivos. Vai ter muito evento esportivo: futevôlei, capoeira, beach tennis, durante o verão inteiro. Também eventos culturais — pontuou Wladimir.
Até a noite dessa terça-feira (28), a Prefeitura de Campos ainda não havia definido os detalhes da queima de fogos anunciada. Contudo, está confirmado que acontecerá no Farol.
Em São Francisco de Itabapoana, foi confirmada apenas queima de fogos no litoral, sem divulgação do local específico. “Não serão promovidos outros eventos como apresentações musicais. A decisão considera a atual situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Quanto à programação do Verão 2022, a Prefeitura segue analisando os dados epidemiológicos para divulgar em breve a relação das atividades que serão promovidas na orla são franciscana”, diz a nota divulgada pela Prefeitura no dia 3 de dezembro.
Em Macaé, estão confirmados shows pirotécnicos na praia do Pecado, entre os quiosques um e dois, e na praia da Barra, na reta em frente ao estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Ambos os locais terão uma balsa a 500 metros da faixa de areia. Segundo a Prefeitura, os fogos vão durar 12 minutos. Foi proibida a instalação de tendas, barracas e ombrelones nas praias, além da utilização de serviços de cadeiras, mesas e similares, da noite de sexta-feira até as 6h de sábado.
Em São Fidélis, está mantida a queima de fogos no Centro, mas sem apresentação de artistas. O mesmo acontecerá em Quissamã, com shows pirotécnicos nas praias de João Francisco, Barra do Furado e Visgueiro, e em Conceição de Macabu, ainda sem divulgação do local específico.
Em São João da Barra, foi anunciada desde o último dia 6 a decisão de não haver sequer queima de fogos. “Apesar do avanço da vacinação no município, da redução no número de novos casos e de o Hospital de Campanha ter zerado o número de internados por Covid-19, o município quer evitar aglomerações, já que a situação da pandemia, considerando o momento no país e no mundo, ainda requer vigilância e cuidados”, diz a nota do dia 6. “Eventos privados estão autorizados, mas devem ser seguidas as regras vigentes no município, que proíbem espaços lotados e determinam um conjunto de protocolos de segurança sanitária, previstos em decreto e portarias específicas. As regras valem tanto para casas de shows como para bares, lanchonetes e restaurantes”, complementa.
Recém-empossado como prefeito de Carapebus, Bernard Tavares anunciou em live nas redes sociais, na última semana, que estão canceladas a celebração do ano novo e os eventos de verão, que, segundo ele, custariam em torno de R$ 10 milhões aos cofres públicos. A medida foi tomada com objetivo de enxugar os gastos da Prefeitura.
Em Cabo Frio, será realizada queima de fogos na praia do Forte, com duração de 10 minutos. O espetáculo será custeado por patrocínio de empresa privada. Na orla, as duas pistas da avenida Litorânea, assim como as ruas adjacentes, estarão fechadas para veículos das 5h de sexta-feira até as 7h de sábado, aumentando a área disponível para ocupação do público. O município contará com reforço no efetivo da Guarda Civil Municipal e também nas equipes de fiscalização de Posturas e Mobilidade Urbana, além de Polícia Militar, via Proeis, e do Corpo de Bombeiros. Nenhum palco será montado pela Prefeitura na cidade para apresentações musicais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS