Comércio campista à espera do presente de Natal
- Atualizado em 24/12/2021 09:13
Expectativa de alta em alguns setores chega a 40%
Expectativa de alta em alguns setores chega a 40% / Genilson Pessanha
A retomada econômica, com o avanço da vacinação e redução dos casos de Covid-19 tem ajudado a aquecer o comércio campista. Em um momento já tradicional e importante para as vendas, como é o Natal, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos estima um aumento de 20% nos negócios nesta última semana antes do dia 25 na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, a estimativa é de que alguns setores possam crescer até 40%.
Para quem deixou as compras para a última hora, nesta véspera de Natal o comércio vai funcionar em horário especial. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), as lojas de rua abrem às 9h e os shoppings às 10h. Há autorização para funcionamento até às 22h, mas o Boulevard Shopping fecha às 19h; o Guarus Plaza, às 18h; e o Shopping Avenida 28, às 20h. No sábado, feriado do Natal, tudo estará fechado, com exceção da área de alimentação e lazer do Boulevard (12h às 22h).
Gerente de uma loja de variedades na rua João Pessoa, Alessandro Silva relatou o aumento das vendas em relação a 2020.
— A diferença é grande. Nesse ano vemos que tem muitos mais clientes e tivemos que contratar mais funcionários temporários para dar conta da demanda. E contamos bastante também com as compras de última hora. Sabemos que as pessoas acabam vindo no último dia e nosso estoque está reforçado para não deixar ninguém sem presente — brincou.
A aposentada Jucélia Almeida, de 72 anos, reclamou dos preços, mas diz que tem disposição para pesquisar de loja em loja.
O preço de tudo subiu nesse ano, mas pesquisando bastante, rodando de loja em loja, a gente consegue encontrar os presentes para a família. Tem que ter disposição e criatividade porque, se não dá para comprar aquilo que a gente imagina, que a gente gostaria, mas tem pelo menos uma lembrancinha para todo mundo — afirmou.
Presidente da CDL, José Francisco Rodrigues destacou a importância do clima natalino e a decoração no Centro da cidade. “A cidade está alegre, está enfeitada. Os lojistas estão entusiasmados, os consumidores ávidos para presentear e famílias e amigos não vendo a hora de se reencontrar”.
Rodrigues lembrou que, por causa da pandemia e as restrições no último Natal, existe uma expectativa grande para os reencontros neste ano. “Existe, digamos assim, uma demanda reprimida há um ano no que diz respeito a arte de presentear que faz parte da afetividade humana. As ceias de Natal voltarão a reunir as famílias e tudo isso é muito importante”.
Em todo o país, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é de que o varejo brasileiro deverá movimentar, neste Natal, R$ 57,48 bilhões em vendas, com alta do faturamento de 9,8% em relação a igual período do ano passado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS